A Fórmula 1 entra na fase decisiva da temporada 2025 com a disputa pelo título ainda em aberto. Após a vitória de Max Verstappen e as desclassificações dos pilotos da McLaren no GP de Las Vegas, Lando Norris segue na liderança do campeonato com 390 pontos — 24 a mais que o companheiro Oscar Piastri e o tetracampeão da Red Bull.
Mesmo com o revés sofrido nos Estados Unidos, Norris chega ao GP do Catar, no próximo domingo (30), com a possibilidade de conquistar seu primeiro título mundial. Para isso, precisa somar dois pontos a mais que Piastri e Verstappen ao longo de todo o fim de semana, que inclui corrida sprint e prova principal.

Antes da punição em Las Vegas, o cenário era ainda mais favorável para o britânico, que havia terminado em segundo lugar na corrida. A vantagem poderia ter chegado a 30 pontos sobre Piastri e 42 sobre Verstappen. No entanto, o resultado anulado recolocou o piloto da Red Bull na disputa direta pelo campeonato e manteve o equilíbrio na luta pelo título.
A matemática para Norris, porém, segue simples: se deixar o Catar com ao menos 26 pontos de vantagem, ele garante o campeonato antecipadamente, já que a corrida final em Abu Dhabi distribui no máximo 25 pontos ao vencedor.
A etapa em Lusail reserva atenção extra por causa da corrida sprint no sábado, que distribui oito pontos ao vencedor e um ao oitavo colocado. Embora não possa definir o título no sábado, Norris pode usar a sprint para aumentar a pressão sobre seus rivais.
Há diferentes combinações que podem dar o título ao britânico. Em um cenário possível, Norris somaria 28 pontos se terminasse a sprint em sexto (3 pontos) e vencesse a corrida principal (25 pontos). Mesmo que Piastri ou Verstappen vençam a sprint (8 pontos) e sejam segundos no domingo (18 pontos), alcançando 26 pontos, Norris garantiria dois a mais no fim de semana e levaria o título antecipado.
A temporada ainda tem 58 pontos em disputa — 33 no Catar e 25 em Abu Dhabi. Para continuarem vivos na briga, Piastri e Verstappen precisam encerrar a etapa deste domingo a pelo menos 25 pontos de Norris.
O momento das equipes e pilotos também ajuda a moldar o cenário. Verstappen vive sua melhor sequência no ano, com oito pódios e quatro vitórias desde a pausa do meio da temporada. Piastri, por outro lado, não sobe ao pódio desde o GP da Itália, em setembro, e acumula erros importantes nas últimas etapas.
A diferença entre o australiano e o holandês chegou a 104 pontos após o GP da Holanda. Agora, ambos estão empatados e podem até assumir a liderança caso Norris não marque pontos no Catar.
Em uma projeção extrema, se Piastri ou Verstappen vencerem tanto a sprint quanto a corrida principal enquanto Norris sair zerado, chegariam a 399 pontos e abririam nove de vantagem sobre o britânico. No entanto, nem precisam de um desempenho perfeito: uma vitória no domingo já é suficiente para manter a disputa viva até Abu Dhabi, mesmo que Norris pontue na sprint.
O GP do Catar será disputado no domingo (30), às 13h (horário de Brasília).












