A recente sondagem do Palmeiras ao goleiro Gabriel Grando, do Grêmio, mesmo sem avanço em uma negociação imediata, reacendeu os comentários sobre a movimentação alviverde no mercado. A procura não se restringe ao atleta gremista: o clube já discute internamente outros nomes visando a montagem do elenco para 2026.
Atualmente, a meta do Verdão é protegida por Weverton, de 37 anos, titular absoluto com contrato até dezembro de 2026. A segunda opção é Marcelo Lomba, de 38, cujo vínculo se encerra no fim deste ano. O jovem Mateus, de 23 anos, é o terceiro goleiro do elenco. Revelado pela base, ele ainda não estreou como profissional, mas acumula experiência com sete jogos pelo Portimonense, de Portugal, durante empréstimo em 2023.
Lomba ainda não iniciou conversas para renovação com o clube. Segundo pessoas próximas ao goleiro, esse tipo de negociação costuma ocorrer apenas no segundo semestre. Em sua última renovação, por exemplo, o novo contrato de um ano foi assinado em janeiro.

Desde o ano passado, o Palmeiras tem promovido um processo gradual de renovação no elenco, liberando jogadores que foram protagonistas nas campanhas vitoriosas recentes, como Zé Rafael, Dudu, Rony e Gabriel Menino. A posição de goleiro, no entanto, segue intocada nas reformulações, o que torna ainda mais estratégica a busca por reposições antecipadas.
A próxima janela de transferências no Brasil será de 2 a 10 de junho, com foco apenas na preparação para o Mundial de Clubes, que acontecerá nos Estados Unidos. Depois, o mercado reabre entre 10 de julho e 2 de setembro, período no qual o clube deverá intensificar seus movimentos de olho no segundo semestre e no planejamento de 2026.