O Palmeiras deve entrar em campo com uma formação inédita nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Chelsea, em duelo que vale vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes. Sem contar com os titulares Gustavo Gómez e Piquerez, o técnico Abel Ferreira será obrigado a fazer mudanças importantes no setor defensivo.
A dupla de zaga será formada por Bruno Fuchs e Micael, que atuarão juntos pela terceira vez como titulares. As outras partidas com essa formação foram na goleada por 6 a 0 sobre o Sporting Cristal, pela Libertadores, e na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Brasileirão.
Contratados e apresentados simultaneamente nesta temporada, Fuchs e Micael tiveram, nos jogos anteriores, companhias diferentes nas laterais. Contra o Sporting Cristal, jogaram ao lado de Marcos Rocha e Vanderlan. Já diante do Cruzeiro, a linha defensiva teve Giay e Piquerez.
Com a ausência do lateral uruguaio, a defesa alviverde deve ser escalada pela primeira vez com Giay na direita, a dupla Fuchs e Micael na zaga, e Vanderlan pela esquerda.

Uma alternativa mais defensiva seria repetir a formação do jogo contra o Sporting Cristal, com Marcos Rocha retornando ao time e Giay avançando para o meio como ala. Nesse cenário, Mauricio e Allan disputariam uma vaga entre os titulares. No entanto, essa opção é considerada pouco provável.
Durante a coletiva de quinta-feira, Abel Ferreira indicou que Vanderlan será mesmo o substituto de Piquerez, mantendo Fuchs e Micael como a dupla de zaga. Com a ausência de Gómez, o técnico confirmou que o goleiro Weverton assumirá a braçadeira de capitão.
— O nosso capitão tem sido o Gómez, então é uma oportunidade para Fuchs e Micael mostrarem confiança. Não gosto muito de dar a braçadeira ao goleiro, porque ele precisa se deslocar até o árbitro. Mas o capitão é o Weverton, ele é o nosso número 1 — afirmou Abel.
— É uma chance para o grupo se unir ainda mais. A vida é feita de oportunidades, e é nelas que devemos nos levantar e apoiar uns aos outros — completou o treinador.
Mesmo com a ausência de líderes em campo, o Palmeiras confia no entrosamento do elenco. A comissão técnica tem por hábito treinar com equipes mescladas, o que contribui para a adaptação rápida entre os jogadores.
— Aqui no Palmeiras não existe isso de titular ou reserva. Nos treinos, todos jogam com todos. Cada um conhece bem as características dos companheiros, e estamos confiantes de que faremos um grande jogo — destacou Vanderlan.
O Verdão, no entanto, terá um desafio ainda maior diante do Chelsea. O clube inglês apresentou nesta semana o atacante brasileiro João Pedro, contratado por 55 milhões de libras. Ele já está nos Estados Unidos e será mais uma arma à disposição do técnico Enzo Maresca.
Apesar dos desfalques e da força do adversário, o Palmeiras acredita que tem elenco suficiente para avançar à próxima fase e seguir sonhando com o título da Copa do Mundo de Clubes.