O atacante Paulinho passou por uma cirurgia na perna direita na tarde desta terça-feira (22) e deu início ao processo de recuperação. O procedimento, realizado pelo Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras, foi considerado bem-sucedido. A expectativa é que o jogador só volte a atuar em 2026.
– A cirurgia na tíbia da perna direita do atacante Paulinho foi realizada na tarde desta terça-feira. O procedimento foi bem-sucedido e o jogador começará a recuperação com o Núcleo de Saúde e Performance nos próximos dias – comunicou o clube.
A cirurgia foi feita no mesmo local já operado no fim do ano passado, quando Paulinho ainda estava no Atlético-MG. Desta vez, a equipe médica do Palmeiras optou por uma nova fixação do osso, com a implantação de um material mais resistente, capaz de suportar a carga exigida nos treinos e jogos de alto rendimento.

Desde antes da disputa da Copa do Mundo de Clubes, o atacante já vinha mantendo conversas com a comissão técnica e o departamento médico do Verdão. O clube não queria expô-lo a uma temporada completa sob risco de agravamento da lesão ou de novas contusões. Paulinho tem contrato com o Palmeiras até 2029.
Em 2023, o jogador foi diagnosticado com uma fratura por estresse na tíbia da perna direita. Mesmo com a lesão, em comum acordo com o Atlético-MG, decidiu seguir atuando até o fim da temporada, quando passou pela primeira cirurgia.
Pouco tempo depois, Paulinho chegou ao departamento médico palmeirense já com duas semanas de pós-operatório, munido das informações clínicas necessárias para dar continuidade à recuperação. Apesar da boa evolução e da cicatrização dentro do previsto, o atacante voltou a sentir dores ao retomar os treinos, mesmo com carga controlada.
O planejamento do clube previa o uso de Paulinho na Copa do Mundo de Clubes com minutagem limitada — até 30 minutos por jogo —, o que foi cumprido. Após o término da competição, clube e atleta definiram juntos a realização de um novo procedimento cirúrgico, buscando garantir a plena recuperação e prevenir futuras complicações.