Após a vitória do Betis sobre o Lyon por 2 a 0, pela Liga Europa, o técnico Manuel Pellegrini chamou atenção na entrevista coletiva da última quinta-feira (6) ao sugerir uma mudança ousada nas regras do futebol. O treinador chileno, campeão da Premier League pelo Manchester City em 2014, propôs a criação de uma regra semelhante à existente no basquete.
Segundo Pellegrini, uma equipe não deveria poder recuar a bola para o próprio campo após ultrapassar a linha do meio-campo com a posse. A ideia, segundo ele, já estaria sendo estudada por especialistas para tornar o esporte mais ofensivo e dinâmico.
– Acho que existem outras regras que poderiam ser modificadas para melhorar o futebol, como impedir que a bola retorne ao seu próprio campo depois de cruzar o meio-campo. Isso tornaria o futebol mais dinâmico. Especialistas estão analisando isso. Precisamos torná-lo mais interessante e dinâmico e, para isso, precisamos estar mais perto do gol adversário – disse o chileno de 72 anos.

A proposta se inspira em uma regra fundamental do basquete. No esporte, a equipe tem oito segundos para atravessar a bola até o campo de ataque, e, depois disso, não pode recuá-la. Caso não consiga progredir no tempo determinado, a posse é entregue ao adversário. Além disso, o time tem 24 segundos para concluir a jogada ofensiva.
A mais recente mudança significativa nas regras do futebol ocorreu no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de coibir a cera dos goleiros. Desde então, quando um arqueiro segura a bola por mais de oito segundos, o árbitro marca um escanteio para o time adversário.
Durante a coletiva, Pellegrini também foi questionado sobre possíveis alterações na regra do impedimento, mas preferiu não sugerir mudanças.
– É difícil dar uma opinião. Acho que a regra do impedimento, para mim, está correta no momento. E com o VAR, é muito mais fácil evitar erros. Se vão começar a verificar se é o corpo todo, se não… Acho que isso só vai gerar problemas.
A vitória do Betis contou ainda com um golaço do brasileiro Antony, que marcou por cobertura. A imprensa espanhola chegou a comparar o lance ao primeiro gol de Lionel Messi pelo Barcelona, destacando a categoria do atacante.












