Com contrato até junho deste ano, Philippe Coutinho não ficará no Vasco. O jogador de 33 anos pediu para deixar o clube e deve encerrar sua segunda passagem com a camisa cruz-maltino, o meia comunicou a sua intenção de rescindir contrato diretamente ao presidente Pedrinho.
A decisão do jogador ocorreu após a classificação, no sábado, para a semifinal do Campeonato Carioca, diante do Volta Redonda. Na ocasião, Coutinho foi substituído no intervalo e saiu de campo vaiado pelos torcedores. A informação foi publicada inicialmente pelo canal Atenção Vascaínos e confirmada pelo GLOBO.
O Vasco,inclusive, já havia iniciado conversas para renovar o contrato com o camisa 10, que tem vínculo com o clube carioca somente até junho deste ano. As tratativas já estavam em andamento com o departamento de futebol para ampliar o vínculo, pelo menos, até o fim do ano.
A percepção interna da decisão de Coutinho de deixar o clube não tem a ver com ambiente de trabalho, mas com o acúmulo de críticas recebidas nos últimos tempos. Na última semana, contra o Volta Redonda, o atleta foi vaiado pela primeira vez em São Januário e recebeu apoio de Diniz.
Coutinho encerra sua segunda passagem pelo Vasco com 81 jogos, 17 gols e sete assistências, na temporada de 2026 o meia fez sete jogos com 3 gols e uma assistência.












