Na manhã desta sexta-feira, o Aston Villa anunciou a rescisão amigável do contrato com o meia brasileiro, encerrando sua passagem pelo clube inglês. Pouco depois, o Vasco confirmou a permanência do jogador com um vídeo nas redes sociais e a mensagem: “a magia continua”.
O camisa 10 firmou novo vínculo com o clube carioca até a metade de 2026. Em declaração após o anúncio, Coutinho celebrou o retorno ao time que o revelou.
— Renovar meu contrato com o Vasco é um momento de muita felicidade. O Vasco é a minha casa. É o lugar onde fui criado, estudei, cresci e que eu e minha família amamos. Que seja um ano de muito trabalho com essa camisa e junto dos meus companheiros — afirmou o jogador.

Antes mesmo da oficialização, Coutinho já vinha treinando com o elenco vascaíno, enquanto aguardava o fim de seu contrato com o Aston Villa. Fora dos planos do clube inglês, o meia optou por permanecer no Brasil, também motivado por projetos pessoais no Rio de Janeiro, como o Instituto Philippe Coutinho, inaugurado recentemente.
Desde seu retorno ao Vasco, Coutinho entrou em campo 44 vezes, marcou oito gols e distribuiu quatro assistências. Uma de suas atuações mais destacadas ocorreu na vitória sobre o São Paulo, no Morumbis, sob o comando de Fernando Diniz.
Em nota oficial, o Aston Villa agradeceu ao atleta pelos serviços prestados:
O Aston Villa pode confirmar que Philippe Coutinho concluiu uma transferência definitiva para o Vasco da Gama. Todos no Aston Villa gostariam de agradecer a Philippe por seus serviços ao clube e desejar a ele tudo de melhor em sua futura carreira.