Corrida no Circuito das Américas em Austin, no Texas, será a 19ª desta temporada; porém, intervalo de quatro semanas sem provas antecederá grande prêmio em solo americano
Depois da vitória de Lando Norris no GP de Singapura deste domingo, a F1 encara mais um período de férias em 2024; esta, porém, “não oficial” e sim, fruto de uma lacuna no calendário. Depois das quatro semanas sem etapas, o campeonato terá continuidade: com o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas no Texas. A corrida será válida como a 19ª desta temporada.
Previsto para os dias 18 a 20 de outubro, o GP dos EUA marca o retorno das corridas sprint. As provas curtas, que concedem pontos extras aos oito mais rápidos em uma disputa no sábado, já foram realizadas anteriormente em outras três etapas: China, Miami e Áustria. Ao todo, serão seis rodadas.
Por causa disso, o formato do fim de semana seguirá o padrão especial da sprints – com apenas um treino livre e não três, como tradicionalmente funciona. Na sexta-feira será definido o grid inicial da prova curta e, no sábado, além da corrida sprint, terá parte ainda a classificação para o domingo.
O Circuito das Américas em Austin, no estado americano do Texas, recebe a F1 desde 2012. A pista tem Lewis Hamilton como maior vencedor com cinco triunfos, mas o tricampeão Max Verstappen não fica muito atrás: o holandês da RBR já subiu ao topo do pódio por três vezes no Texas.
A edição passada da prova, aliás, foi definida em uma disputa entre os dois multicampeões, repetindo cenário visto em 2021 e 2022. Max largou do sexto lugar e conquistou mais um triunfo na prova ao segurar o heptacampeão da Mercedes. Hamilton ainda perdeu o pódio porque foi desclassificado por uma infração técnica – um desgaste na prancha de madeira no assoalho, no fundo do carro.
Horários do GP dos EUA
Sexta-feira, 18 de outubro
14h30 – Primeiro treino livre
18h30 – Classificação sprint
Sábado, 19 de outubro
15h – Corrida sprint
19h – Classificação
Domingo, 20 de outubro
16h – Corrida.
Transmissão
A TV Band exibe a corrida e a classificação na TV aberta. A Bandsports exibe os treinos e a classificação na TV fechada.