A Sampdoria viveu um dos momentos mais tristes de seus 78 anos de história nesta terça-feira. O empate sem gols contra o Juve Stabia, na última rodada da Serie B italiana, selou o rebaixamento da equipe para a Terceira Divisão pela primeira vez.
A partida decisiva foi disputada no Estádio Romeo Menti, válida pela 38ª rodada da Serie B. Com o resultado, a Sampdoria terminou a competição na 18ª colocação, com 41 pontos, apenas um a menos que a primeira equipe na zona de playoffs, que oferece uma última chance de evitar a queda. Cittadella e Cosenza também foram rebaixados, enquanto Sassuolo e Pisa garantiram o acesso à elite do futebol italiano.
A temporada da Sampdoria foi marcada por instabilidade técnica e problemas administrativos. O clube contou com quatro treinadores ao longo do campeonato: Andrea Pirlo, campeão mundial e primeiro comandante da equipe na temporada, foi sucedido por Andrea Sottil, Leonardo Semplici e, por fim, Alberico Evani, contratado em abril para tentar evitar o rebaixamento.

O clube é presidido por Andrea Radrizzani, empresário italiano que, recentemente, demonstrou interesse na compra da SAF do Vasco da Gama. Em dezembro, o portal ge revelou que ele era um dos principais concorrentes do grego Evangelos Marinakis, proprietário do Olympiacos e do Nottingham Forest.
Além do desempenho ruim na liga, a Sampdoria também foi eliminada precocemente na Copa da Itália. A equipe caiu nas oitavas de final, ao ser derrotada por 4 a 1 pela Roma.
Desde a temporada 2022/23, a tradicional equipe italiana disputava a Serie B, após ser rebaixada da elite após dez anos. A queda coincidiu com uma grave crise financeira que ainda afeta o clube.