Volante de 26 anos esteve a carreira toda no Belgrano, da Argentina. Agora, terá a missão de diminuir a saudade dos tricolores de Alisson e Pablo Maia
O São Paulo, depois de muito esperar, acertou a contratação do segundo reforço para suprir as ausências de Alisson e Pablo Maia, com graves lesões. Com Marcos Antônio, o primeiro, já no elenco e adaptado, o Tricolor fechou com um jogador de um time só: o argentino Santiago Longo.
Aos 26 anos, o volante foi revelado e só atuou pelo Belgrano, de Córdoba, na Argentina, algo raro nos dias atuais. Santiago Longo se tornou jogador profissional em 2020 e vinha sendo titular de sua equipe até ser negociado com o São Paulo, clube no qual chega para suprir a ausência de titulares absolutos.
Lucas Suarez, jornalista independente de Córdoba, viu o crescimento do reforço tricolor no Belgrano e explicou como o jogador costuma atuar.
– No Belgrano, foi o motor do time, um daqueles jogadores “indispensáveis” na estrutura de uma equipe. Embora tenha alguns gols, não é um jogador com tanto alcance à área rival – disse Lucas.
Santiago ganhou destaque no Belgrano justamente no primeiro dos três anos seguidos que o time disputou a segunda divisão argentina, em 2020. Depois, nunca mais perdeu espaço em sua única equipe até a transferência por empréstimo para o São Paulo.
Em 2021, perdeu dois meses da temporada por causa de uma fratura no pé, mas logo retomou seu espaço e voltou ao time titular.
– A partir daí, nunca mais saiu do time titular e foi sempre um dos pilares do Belgrano. Exceto pela lesão, quase nunca perdeu a posição por desempenho. Ele estava, agora, pressionando o Belgrano para ser negociado porque havia essa promessa, então era questão de tempo – completou Lucas.
Santiago Longo no Belgrano como profissional
- 2020: nove jogos e um gol
- 2021: 24 jogos e um gol
- 2022: 36 jogos e um gol
- 2023: 44 jogos
- 2024: 30 jogos e duas assistências