Neste domingo, a quadra Philippe Chatrier, principal palco do torneio de Roland Garros, recebeu uma homenagem histórica para celebrar a carreira de Rafael Nadal, 14 vezes campeão do Grand Slam francês. Mesmo após se aposentar do tênis em outubro do ano passado, o espanhol ex-número 1 do mundo foi reverenciado por torcedores, jogadores e ícones do esporte, no dia da abertura da edição de 2025 da competição.
Emocionado, Nadal falou ao público presente, lembrando as emoções vividas ao longo de duas décadas jogando na mesma quadra:
– Isso é difícil para mim. Não sei como começar depois de ter jogado nesta quadra nos últimos 20 anos. Ter comemorado, sofrido, vencido, perdido. Acima de tudo, estou emocionado por ter tido a chance de jogar aqui – discursou Nadal, ao microfone, sem conseguir conter o choro.

Entre as homenagens, a quadra central recebeu seu nome em uma grande envelopagem, as arquibancadas foram decoradas com mosaicos de corações, e grandes nomes do tênis, incluindo o espanhol Carlos Alcaraz, considerado o sucessor natural de Nadal, marcaram presença para celebrar o legado do “Rei do Saibro”.
O encontro com seus grandes rivais históricos — Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray — foi um dos momentos mais emocionantes do evento. O trio marcou uma era inesquecível do tênis mundial, com conquistas e rivalidades que ficarão para sempre na memória dos fãs. Djokovic, ainda em atividade aos 38 anos, buscará seu quarto título em Roland Garros nesta edição.