Raphael Veiga teve nos pés a chance de mudar a história da final do Campeonato Paulista. O meia poderia ter empatado o placar agregado e levado a decisão contra o Corinthians para os pênaltis, mas sua cobrança parou nas mãos de Hugo Souza, praticamente selando o vice-campeonato do Palmeiras.
Abatido na saída da Neo Química Arena, Veiga assumiu a responsabilidade pelo erro, criticou a postura do rival na confusão generalizada ao fim do jogo e desconversou sobre seu futuro no clube alviverde.
– Desde pequeno aprendi a não gostar do Corinthians. Eu, mais do que ninguém, queria ganhar esse jogo, queria fazer o gol, queria ser campeão. Mas mérito para o Hugo, que é um grande goleiro e pegou o pênalti – disse Veiga.
O camisa 23, um dos principais cobradores de pênaltis do Palmeiras, reforçou que sempre assume a responsabilidade e que seguirá batendo penalidades, apesar do erro na final.
– Podem falar o que quiser de mim, mas nunca fui omisso em momentos decisivos. Errei, assumo a responsabilidade. Bola para frente. Vou seguir batendo pênalti, vou acertar, vou errar. A vida é assim, o futebol é assim – declarou.
Após a cobrança desperdiçada, o jogo teve várias paralisações, principalmente por conta de sinalizadores no campo e pela confusão iniciada aos 44 minutos, quando Memphis Depay subiu na bola para ganhar tempo, desencadeando uma briga generalizada que resultou nas expulsões de Marcelo Lomba e José Martínez.

– Não sou um cara que gosta de confusão, mas se fosse o contrário, eles também ficariam bravos. O Estêvão, quando eu fui expulso, fez muito menos e deu aquela confusão toda. Então, eles não podem cobrar isso da gente. Era uma final, os ânimos estavam à flor da pele – afirmou Veiga.
Sobre seu futuro no Palmeiras, o meia, que tem contrato até o fim de 2026 e já recusou propostas anteriores, evitou dar uma resposta definitiva, mas reforçou seu carinho pelo clube.
– Eu amo o Palmeiras, amo estar aqui. Já tive outras oportunidades para sair e não deu certo. Quero continuar ganhando títulos, ainda tenho coisas para conquistar aqui. Minha vontade hoje é ficar, mas vamos ver o que vai acontecer – finalizou.