Início Times Brasileiros Botafogo Renato Paiva é demitido do Botafogo após queda no Mundial de Clubes

Renato Paiva é demitido do Botafogo após queda no Mundial de Clubes

Foto: Image Photo Agency/Getty Images

Renato Paiva não é mais o treinador do Botafogo. O clube anunciou a saída do técnico na madrugada desta segunda-feira, por meio de uma nota oficial. A decisão foi tomada após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, diante do Palmeiras, no último sábado.

O Alvinegro foi derrotado por 1 a 0, com gol sofrido na prorrogação. Após a partida, Paiva destacou o sentimento de orgulho pelo desempenho da equipe ao longo da competição.

— Assim que o árbitro apitou, independentemente do resultado, senti muito orgulho. Pela trajetória que tivemos, pela entrega dos jogadores e pela forma como enfrentamos uma equipe tão forte, que conhecemos bem — declarou o treinador.

Além de Renato Paiva, também deixaram o clube os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, o preparador de goleiros Rui Tavares e o preparador físico Daniel Castro.

Foto: Image Photo Agency/Getty Images

Paiva havia sido contratado em 27 de fevereiro deste ano, após uma longa busca da diretoria por um novo técnico para 2025. Ele substituiu Artur Jorge, que conquistou a Libertadores e o Brasileirão em 2024, mas optou por aceitar uma proposta do Al-Rayyan, do Catar.

Durante sua passagem pelo clube, Renato Paiva comandou a equipe em 23 partidas, somando 12 vitórias, três empates e oito derrotas — um aproveitamento de 56,5%. Um dos momentos mais marcantes foi a vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, ainda na fase de grupos do Mundial.

No cenário nacional, o Botafogo ocupa a oitava colocação no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe também está garantida nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Bragantino, e da Libertadores, onde enfrentará a LDU.

A demissão do treinador é o primeiro movimento de John Textor após deixar o comando do Lyon. O empresário norte-americano oficializou sua renúncia à presidência do clube francês e nomeou Michael Gerlinger como novo CEO e Michele Kang como nova presidente.

Com as mudanças na França, Textor prometeu maior dedicação ao Botafogo.

— Vou passar mais tempo pensando na Eagle como um todo, mas com foco especial no Botafogo. Tenho ótimos sócios que vão cuidar dos assuntos da França, onde reconheço que não fui tão eficiente. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil — disse o dirigente, antes da partida contra o Palmeiras.

Sair da versão mobile