Richarlison faz história no Tottenham e conquista sua primeira taça europeia após temporada desafiadora

-

O dia 21 de maio de 2025 entrou para a história do Tottenham e, especialmente, na carreira de Richarlison. O clube londrino voltou a erguer um troféu europeu após 41 anos, ao derrotar o Manchester United por 1 a 0 na final da Europa League, no estádio San Mamés. A conquista se tornou ainda mais marcante para o atacante brasileiro, que foi titular na decisão e celebrou sua primeira taça em solo europeu, após uma temporada repleta de lesões e desafios.

Após a partida, Richarlison desabafou emocionado sobre sua atuação e a decisão do treinador em escalá-lo no lugar de Son:

— “Estava um pouco embaçado, corri muito, dobrei marcação, fiz tudo que o treinador pediu. Por isso comecei jogando no lugar do Son. Dei minha vida em campo, tive câimbras nas duas panturrilhas, foi muito intenso. Temporada difícil, com lesões, e até pegar ritmo foi complicado. Espero fazer uma boa pré-temporada, porque estou há dois anos sem conseguir fazer uma completa” — declarou o atacante.

De volta ao radar da Seleção

O momento especial ficou ainda mais simbólico com a possibilidade de Richarlison retornar à Seleção Brasileira. Ele está na pré-lista de Carlo Ancelotti, que fará sua primeira convocação como técnico do Brasil. A lista oficial, com os 23 jogadores chamados para os jogos contra Equador e Paraguai, será divulgada na próxima segunda-feira, dia 26, na sede da CBF.

— “Fico feliz de estar na pré-lista. Espero ser convocado. Trabalhei com Ancelotti no Everton, foram minhas duas melhores temporadas na Europa. Se eu voltar, vou estar muito feliz. Acho que com ele no comando os jogadores vão respeitar mais, porque é um vencedor, sabe o caminho da vitória. Vão correr mais, vão suar a camisa” — comentou Richarlison.

Foto: Getty Images

O atacante não veste a camisa da Seleção desde a Data Fifa de outubro de 2023, quando enfrentou Venezuela e Uruguai. Outro nome presente na pré-convocação é Casemiro, adversário de Richarlison na final da Europa League.

Uma temporada marcada por superação

Richarlison iniciou a temporada 2024/25 como reserva na Premier League, mas foi titular na campanha da Europa League, onde marcou seu primeiro gol no torneio contra o AZ Alkmaar, ainda na fase de grupos.

Entretanto, sua trajetória no ano foi bastante afetada por lesões. No dia 27 de agosto, apenas oito dias após sua estreia na temporada, sofreu uma lesão muscular que o afastou por 54 dias, perdendo nove partidas. E não parou por aí. Em novembro, teve uma lesão no tendão da coxa direita; em janeiro, um problema na virilha; e em fevereiro, uma contusão na panturrilha.

Ao todo, foram 188 dias no departamento médico, com 37 jogos perdidos, mais da metade das partidas disputadas pelo Tottenham na temporada (60 no total).

O retorno sem restrições veio apenas na primeira semana de abril, quando ficou no banco contra o Southampton. Desde então, atuou em 11 partidas, sendo quatro como titular, quatro entrando no segundo tempo e três como reserva sem sair do banco.

Apesar dos contratempos, Richarlison encerrou a temporada com cinco gols e duas assistências em 27 jogos, e fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a levantar um troféu pelo Tottenham, celebrando também seu primeiro título com a camisa dos Spurs.

Uma carreira de conquistas

Richarlison soma, agora, títulos de peso na carreira: foi campeão da Primeira Liga pelo Fluminense, venceu a Copa América de 2019, além da medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, competição na qual foi artilheiro com cinco gols.

O atacante foi revelado pelo América-MG, onde se profissionalizou, e ganhou projeção nacional atuando pelo Fluminense. Em 2017, foi vendido ao Watford, da Inglaterra, por 12,5 milhões de euros (R$ 46 milhões na época). Posteriormente, defendeu o Everton, onde trabalhou sob o comando de Carlo Ancelotti, e chegou ao Tottenham há três anos.

O título histórico do Tottenham

O gol do título foi marcado por Brennan Johnson, embora o lance tenha gerado discussão sobre um possível desvio — ou até toque de mão — do defensor Luke Shaw. Curiosamente, foi a única finalização certa do Tottenham na partida, que teve uma atuação defensiva quase perfeita.

Antes desse título, o Tottenham havia sido campeão da antiga Taça da Uefa (atual Europa League) nas temporadas 1971/72 e 1983/84. Agora, conquista pela primeira vez o torneio na era moderna da competição.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile