O francês volta a pilotar um carro de Formula 1 quatro anos depois de quase ter sua vida interrompida por um acidente.
O Hass confirmou através de suas redes sociais que o francês Romain Grosjean vai pilotar em teste privado o VF-23, carro de 2023 da equipe, nesta sexta-feira (26) em Mugello
O francês sofreu um grave acidente no Grande Prêmio do Bahrein em 2020, quando na primeira volta da corrida colidiu no guard rail, o seu carro partiu no meio e o tanque de combustível explodiu, causando um dos acidentes mais impressionantes da história da categoria. Romain conseguiu agir rápido ao sair do carro menos de 30 segundos após a colisão, e por conta dessa rapidez ele teve apenas algumas queimaduras nas mãos e tornozelos, o que não é nada se analisarmos a gravidade do acidente.
Reprodução: F1
Carreira após o acidente
Após o acidente, Grosjean não participou das últimas duas etapas daquele ano, no Bahrein e em Abu Dhabi, dando lugar ao brasileiro Pietro Fittipaldi, dando ali fim à sua carreira na Formula 1. Em 2021, o franco-suiço foi anunciado pela Dale Coyne onde correu apenas um ano e conseguiu três pódios, além de uma pole position, no Grande Prêmio de Indianápolis. O bom desempenho chamou atenção da Andretti, Romain foi contratado para substituir o campeão Ryan Hunter-Reay – que havia se aposentado, e ficou por lá até o fim de 2023, quando se juntou a Juncos para a temporada de 2024, ano do qual não teve muito destaque e acabou deixando a equipe no fim do mesmo ano, e não voltaria mais a correr pela Indy.
Reprodução: Indycar
Atualmente, Grosjean é piloto de testes da Prema na Indy e faz algumas aparições esporádicas na IMSA Sports Car, dedicando grande parte do seu tempo à sua familia.