quarta-feira, 18 de fevereiro De 2026

Russell supera Piastri e lidera o 4ª dia dos testes da F1 no Bahrein; Bortoleto é 10°

A F1 voltou para a segunda rodada de testes no Bahrein, Russell superou Piastri no último minuto e foi o mais rápido do dia, Bortoleto teve uma sessão sólida e foi o 10°

-

Equipes e pilotos voltaram à pista para o primeiro dia da segunda rodada dos testes de pré-temporada no Bahrein, nesta quarta-feira (18).

Período da manhã 

Piloto da Ferrari, Charles Leclerc deu início à última semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1 2026 sendo o mais rápido no Bahrein. Ele registrou 1min33s739 com pneus protótipos na primeira hora da sessão da manhã de quarta-feira, 0s070 mais lento que a referência da semana passada.

Esta foi a segunda sessão em que o monegasco ficou em primeiro lugar no Bahrein, tendo também sido o mais rápido na última quinta-feira. O ferrarista foi hoje 0s313 mais rápido que o atual campeão mundial Lando Norris, britânico da McLaren.

O jovem piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, que estabeleceu a referência da semana passada, completou os três primeiros, com o italiano ficando a 0s419s de Leclerc, mas quase dois segundos mais rápido que Alex Albon, anglo-tailandês que foi o quarto colocado com a Williams.

Ele chegou a ter uma pequena disputa roda a roda com Antonelli, que o ultrapassou por dentro da curva 13 a 17 minutos do fim, embora Albon tenha oferecido pouca resistência ao mercedista.

A sessão desta quarta-feira mostrou um pouco mais o quanto os líderes estão ‘mais poderosos’ neste início de temporada. Os tempos de volta inclusive confirmaram a afirmação do francês Esteban Ocon, da Haas, de que o meio do pelotão está a “segundos” de McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull.

A equipe taurina, no entanto, não conseguiu mostrar todo o seu potencial na manhã de quarta-feira, já que o franco-argelino Isack Hadjar ficou limitado a apenas 13 voltas no RB22, devido a um problema de pressão em um dos circuitos de refrigeração do motor.

Isso significou que ele perdeu a maior parte da sessão, mas Hadjar ainda assim registrou a sexta volta mais rápida com 1min36s188, 0s290 mais lento que o francês Pierre Gasly, quinto colocado na Alpine-Mercedes.

As posições restantes foram ocupadas, respectivamente, por Ocon; Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin; Nico Hulkenberg, alemão da Audi; Arvid Lindblad, anglo-sueco da Racing Bulls; e Sergio Pérez, mexicano da Cadillac-Ferrari, que também sofreu problemas mecânicos.

O mexicano completou apenas 23 voltas pela Cadillac, tendo perdido a primeira hora antes de começar a correr normalmente, aproximadamente 90 minutos antes do final, devido a vários problemas com os sensores do seu carro.

George Russell superou Piastri e foi o mais rápido neste quarto dia de testes de pré-temporada no Bahrein.
Foto: Guido de Bortoli/ LAT Images via Getty Images

Período da tarde 

George Russell marcou a volta mais rápida dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein até agora, com o início da segunda semana de atividades em Sakhir. O piloto da Mercedes cravou nesta tarde o tempo de 1min33s459, dois décimos mais rápido que o tempo de referência do companheiro de equipe Kimi Antonelli na semana passada, que foi 1min33s669.

Russell não foi o único a melhorar significativamente em relação à semana passada, com Piastri ganhando um segundo inteiro para marcar 1min33s469, também com pneus C3. O australiano liderou a tabela de tempos por um bom período antes da tentativa final de Russell superá-lo por 10 milésimos.

O tempo de referência da manhã foi estabelecido por Charles Leclerc, 1min33s739, que é a volta mais rápida da Ferrari até o momento. Ainda assim, o dia da Scuderia não foi livre de problemas, já que Lewis Hamilton completou apenas 44 voltas à tarde. O heptacampeão mundial passou 90 minutos na garagem devido a um problema não especificado.

Lando Norris e Antonelli completaram o top cinco, com Isack Hadjar, da Red Bull — o único piloto a completar o dia inteiro — em sexto lugar. Hadjar marcou seu melhor tempo pessoal em 1min34s260 e completou apenas 66 voltas — um número modesto pelos padrões atuais — após sua atividade da manhã ter sido limitada a 13 voltas por um problema técnico relacionado aos circuitos de refrigeração do motor.

Como temiam vários pilotos do meio do pelotão, a diferença para as equipes de ponta permaneceu significativa. A quinta equipe mais rápida foi a Williams, com Carlos Sainz marcando 1min35s113, 1,654s mais lento que o líder Russell.

Alpine, Audi e Racing Bulls ficaram 1,795s, 1,804s e 2,294s atrás, respectivamente, graças aos jovens Franco Colapinto, Bortoleto e Liam Lawson.

Após Nico Hulkenberg correr com a Audi pela manhã, Gabriel Bortoleto pilotou à tarde, tendo uma sessão sólida completando 71 voltas, marcando o tempo de 1min35s263, terminando o dia na 10ª posição.

Entre as três equipes restantes — Aston Martin, Haas e Cadillac — duas tiveram um dia visivelmente complicado.

A Aston sofreu com um problema na unidade de potência, passando quatro horas na garagem, aproximadamente das 12h às 16h no horário local. Quando Lance Stroll finalmente iniciou o programa da equipe à tarde, causou uma bandeira vermelha ao rodar e parar na brita da Curva 10, após um problema que parecia mais técnico do que erro de pilotagem. A equipe perdeu mais uma hora e meia, e o AMR26 completou apenas 54 voltas hoje.

Por outro lado, a Aston melhorou mais de dois segundos em relação à semana passada, passando de 1min38s165 para 1min35s974.

Enquanto isso, a Cadillac perdeu cerca de três horas, permanecendo principalmente na garagem no início das sessões da manhã e da tarde — o atraso da manhã foi ligado a problemas nos  sensores. Sergio Perez completou apenas 24 voltas, e Valtteri Bottas 35; nenhum tempo verdadeiramente significativo foi registrado pelo carro ainda sem nome.

Em meio a preocupações sobre o procedimento de largada com os novos carros da F1 para 2026, uma sequência de largada foi simulada no final do dia, e nenhum dos 10 carros teve problemas no motor quando as luzes se apagaram.

Confira a classificação do quarto dia dos testes de pré-temporada no Bahrein 

Foto: Reprodução/Instagram @f1

 

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...