Na tarde deste domingo, o Santos goleou o Cruzeiro por 3 a 0, na Vila Belmiro, na última partida do Campeonato Brasileiro de 2025. Após uma campanha marcada por altos e baixos, o Peixe reagiu na reta final da competição e só confirmou a permanência na Série A na última rodada. A equipe encerrou o torneio na 12ª colocação, garantindo vaga na disputa da Conmebol Sul-Americana de 2026.
A evolução do Santos nas rodadas finais foi evidente. A equipe emendou seis partidas de invencibilidade, reflexo direto do trabalho do técnico Juan Pablo Vojvoda, que conseguiu ajustar o sistema de jogo e dar mais consistência ao time. O resultado apareceu de forma contundente: nas últimas três partidas da temporada, o Peixe venceu Sport, Juventude e Cruzeiro pelo mesmo placar, 3 a 0, encerrando o Brasileirão em grande estilo.
Com o objetivo de permanecer na Série A alcançado e a vaga na Sul-Americana assegurada, o Santos agora inicia seu planejamento para 2026 com mais tranquilidade. O calendário será intenso, com o Campeonato Paulista começando em 11 de janeiro, seguido pelo Brasileirão, no dia 29, além da disputa da competição continental.
A arrancada santista teve como principal símbolo Neymar. Mesmo atuando no “sacrifício”, por conta de uma lesão no menisco do joelho esquerdo, o camisa 10 foi decisivo nas vitórias contra Sport e Juventude, marcando quatro gols nos dois confrontos e praticamente encaminhando a missão de permanecer na elite antes da rodada final.
Após a confirmação da vaga internacional, o presidente Marcelo Teixeira destacou a importância da classificação dentro do planejamento do clube.
“Tínhamos um objetivo traçado. Aumentamos o número de competições para 2026, que era o planejamento, agora com uma competição internacional. Fundamental voltar para uma competição como a Sul-Americana, é uma alternativa de receita”, afirmou o dirigente.
Como foi o Jogo:
Empurrado pela torcida na Vila Belmiro, Santos iniciou o primeiro tempo sob pressão do Cruzeiro, que buscou o ataque nos primeiros minutos e obrigou a defesa santista a se manter atenta. A principal jogada ocorreu durante construção pelo lado direito, Rayan Lelis lançou Eduardo até a linha de fundo, que cruzou para Gabigol finalizar com estilo. O gol, contudo, foi anulado por impedimento.
A resposta do peixe veio rapidamente durante bola parada. Guilherme cobrou escanteio com precisão, encontrando Thaciano na área. O meio-campista subiu livre e cabeceou para abrir o placar. Pouco depois, Neymar protagonizou bela jogada ao tabelar com Igor Vinícius, rompendo a marcação adversária, e voltou a encontrar Thaciano bem posicionado para ampliar: 2 a 0.

Na etapa final, o confronto ficou mais aberto, com oportunidades para ambos os lados. O Cruzeiro até conseguiu balançar as redes em duas ocasiões, mas ambas foram anuladas por irregularidades. Aos 15 minutos, o Santos confirmou a superioridade novamente em cobrança de escanteio: Guilherme levantou na área e João Schmidt apareceu sem marcação para testar firme e decretar a goleada por 3 a 0.












