O Santos está em negociações para contratar o volante Arthur Melo, da Juventus, da Itália. O clube paulista fez uma proposta de empréstimo até o fim da temporada, com uma opção de compra ao término do período de empréstimo. O Santos aguarda uma resposta da Juventus para definir o futuro da negociação.
Arthur Melo, de 28 anos, é próximo de Neymar, com quem jogou na Seleção Brasileira. Sem espaço na Juventus, que busca negociar o jogador, Arthur foi emprestado à Fiorentina na última temporada. O Santos tenta agora sua contratação por meio de um empréstimo até o fim da temporada, com opção de compra ao final do período.
Arthur Melo foi inscrito pela Juventus para a disputa da Champions League, mas não foi relacionado para nenhuma partida da equipe nesta temporada. Na última janela de transferências, o volante esperava por um terceiro empréstimo ou uma negociação definitiva, mas, apesar das expectativas, propostas oficiais não chegaram. Agora, o Santos tenta contratar o jogador por meio de um empréstimo até o fim da temporada, com opção de compra ao final do período.
A última vez que Arthur Melo entrou em campo foi em 29 de maio do ano passado, enquanto ainda defendia a Fiorentina. Ele atuou por 74 minutos na final da Liga Conferência, onde a Fiorentina perdeu para o Olympiacos, da Grécia, por 1 a 0. Desde então, o volante não teve mais oportunidades de jogar, o que tem motivado sua busca por uma nova oportunidade em outro clube, como o Santos.
A chegada de Arthur Melo ao Santos atenderia a um pedido do técnico Pedro Caixinha. O treinador, em entrevistas recentes, destacou as dificuldades enfrentadas para rodar o elenco neste início de temporada, especialmente no meio de campo, devido às poucas opções disponíveis para essa posição.
Arthur Melo se formou no Grêmio, onde teve destaque, conquistando a Copa do Brasil de 2016 e a Conmebol Libertadores de 2017. Seu desempenho chamou a atenção do Barcelona, que o contratou no meio da temporada de 2018.
Pelo Barcelona, Arthur Melo conquistou o Campeonato Espanhol de 2018/2019 e a Supercopa da Espanha de 2018. Além disso, pela seleção brasileira, foi campeão do Superclássico das Américas de 2018 e da Copa América de 2019.Em 2020, Arthur Melo foi negociado com a Juventus, da Itália, onde teve boas participações nas duas primeiras temporadas, disputando mais de 30 partidas em cada uma. Contudo, na temporada 2022/2023, foi emprestado ao Liverpool, da Inglaterra.
No Liverpool, Arthur Melo jogou apenas duas partidas oficiais antes de sofrer uma lesão na coxa esquerda. Após passar por uma cirurgia, ele não conseguiu recuperar espaço na equipe de Jürgen Klopp e retornou à Juventus no fim da temporada 2022/2023. No início da temporada 2023/2024, a Juventus emprestou Arthur Melo à Fiorentina. Ele fez 48 jogos pela equipe, marcando dois gols e fornecendo três assistências.