O São Paulo Futebol Clube anunciou nesta segunda-feira (20) o encerramento das atividades de sua equipe masculina de basquete profissional. O projeto, retomado em 2018, chega ao fim apenas três temporadas após a conquista do título continental invicto em abril de 2022.
Mesmo com campanhas consistentes nas competições nacionais, a decisão foi oficializada após a eliminação do Tricolor nas quartas de final do NBB 2024/25, diante do Bauru. O campeonato ainda está em andamento, mas o clube optou por encerrar sua participação na modalidade.

Com isso, o elenco — composto por mais de 20 jogadores — será desfeito, e os atletas precisarão buscar novos clubes para a temporada 2025/26. Entre os nomes de destaque agora disponíveis no mercado estão os norte-americanos Tyronne e Bennett, além do pivô Vitor Faverani e do armador Ricardo Fischer.
Veja a seguir a nota oficial divulgada pelo clube:
“O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade.
O São Paulo agradece a dedicação de todos atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto.
Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção.”