O São Paulo venceu o Fluminense por 3 a 1 neste domingo (27), no Morumbis, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e alcançou sua terceira vitória consecutiva — feito inédito do time paulista na atual edição da competição. Já o Tricolor carioca vive momento delicado: somou a quarta derrota seguida no Brasileirão e a quinta consecutiva na temporada, contando a queda para o Chelsea na Copa do Mundo de Clubes.
O primeiro tempo foi de maior controle do São Paulo, que abriu o placar com Arboleda, de cabeça, aos 23 minutos, após cruzamento preciso de Luciano. O time da casa ainda teve a chance de ampliar após um pênalti marcado por toque no braço de Martinelli. Luciano cobrou, mas parou em boa defesa de Fábio, que caiu no canto direito e defendeu o chute rasteiro.

Na volta do intervalo, o técnico Renato Gaúcho fez quatro substituições e o Fluminense cresceu em campo. Apesar disso, foi o São Paulo quem marcou o segundo gol: Ferreira aproveitou cruzamento de Marcos Antônio e cabeceou para as redes, aos 13 minutos. A equipe carioca reagiu com Samuel Xavier, que aproveitou rebote da defesa e finalizou no canto para diminuir, aos 31. O gol incendiou os minutos finais, com pressão intensa do Fluminense em busca do empate.
No entanto, o alívio para os torcedores são-paulinos veio aos 45 minutos: Ferraresi desarmou Guga e lançou Tapia em profundidade. Cara a cara com o goleiro Fábio, o volante peruano marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo e garantiu a vitória por 3 a 1.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos 22 pontos, subindo para a oitava colocação na tabela. O Tricolor paulista soma agora cinco vitórias, sete empates e cinco derrotas. O Fluminense, por sua vez, caiu para o 11º lugar, com 20 pontos, acumulando seis vitórias, dois empates e sete derrotas.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense enfrentará o Grêmio no sábado (3), às 21h, no Maracanã. Já o São Paulo visita o Internacional no domingo (4), às 20h30, no Beira-Rio.