Às vésperas do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, marcado para esta sexta-feira, o site de estatísticas Opta divulgou uma análise de seu supercomputador que projeta as seleções com maiores chances de conquistar o Mundial. De acordo com o levantamento, a Espanha surge como principal favorita ao título. O Brasil, por sua vez, aparece apenas na sétima posição.
A Espanha, atual campeã da Eurocopa e da Liga das Nações da Uefa, lidera o ranking com 17% de probabilidade de levantar a taça. Na sequência, outras potências europeias completam o trio de maiores favoritas: a França, com 14,1%, e a Inglaterra, com 11,8%.

A atual campeã mundial, a Argentina, surge apenas em quarto lugar, com 8,7%. Logo atrás estão Alemanha (7,1%) e Portugal (6,6%). O Brasil ocupa a sétima colocação, com apenas 5,6% de chance de conquistar o tão esperado hexa. A Holanda completa o top-8, somando 5,2%.
O estudo da Opta considerou as 42 seleções já classificadas para a Copa. As seis vagas restantes serão definidas em março, por meio das repescagens da Europa (quatro) e intercontinental (duas). Mesmo sem conhecer os últimos classificados, o supercomputador calcula em 3,7% a probabilidade de que uma dessas equipes surpreenda e conquiste o título.
Na outra ponta da projeção, três seleções aparecem com 0% de chances segundo a Opta: Jordânia, Curaçao e Haiti. Outras cinco têm apenas 0,1% de probabilidade — Arábia Saudita, Nova Zelândia, Catar, Panamá e Cabo Verde.
O sorteio dos grupos será transmitido ao vivo pela TV Globo, sportv e ge tv, a partir das 14h (de Brasília), com cobertura em Tempo Real no ge.












