terça-feira, 30 de setembro De 2025

Superliga 2025/26 de vôlei é lançada com novidades em sistema de desafios e cobertura digital

-

A Superliga 2025/26 foi oficialmente lançada neste sábado, durante a COB Expo, feira de esportes olímpicos organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil. O evento contou com a presença de representantes dos 24 clubes participantes, sendo 12 do masculino e 12 do feminino.

A Superliga feminina terá início em 20 de outubro, com a final prevista para 3 de maio. Já a masculina começará no dia 21 de outubro, com decisão marcada para 10 de maio. Nesta temporada, todas as partidas contarão com uma atualização no sistema de desafios, permitindo um acompanhamento mais preciso das jogadas. Além das transmissões pelo Sportv, a competição poderá ser acompanhada na GE TV e com cobertura completa no site ge.globo.

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Entre as novidades, está a implementação do “Floor Touch”, que permite aos times solicitar a revisão para verificar se a bola tocou ou não na quadra. A regra para solicitar desafios também mudou: agora, as equipes só poderão pedir a revisão após o término do ponto, e não mais durante a jogada em andamento.

A Superliga seguirá o formato de pontos corridos, com turno e returno, seguido pelas fases eliminatórias. O mata-mata será disputado em quartas, semifinais e finais, no sistema melhor de três. Considerado um dos maiores campeonatos nacionais de vôlei do mundo, o torneio existe desde a temporada 1994/95 e revelou grandes nomes como Giba, Serginho, Ricardinho, Sheila, Jaqueline e Fabiana. Atletas estrangeiros também marcaram presença, como a americana Danielle Scott, a cubana Daymi Ramirez e o argentino SporTV.

O atual campeão masculino, Cruzeiro, manteve a base do time da última edição e buscará o décimo título da Superliga.

— Estamos nos preparando muito. O time vem forte e concentrado. Todo mundo vem atrás de nós, querendo nos vencer, mas vamos fazer tudo para sermos campeões de novo — afirmou o ponteiro Douglas Souza, campeão olímpico na Rio 2016.

O Campinas, atual vice-campeão, também chega reforçado em busca do primeiro título da equipe.

— A gente só joga para ganhar. Chegamos em duas finais e queremos muito o título. Nosso plantel foi reforçado. Vamos enfrentar grandes equipes, como o Cruzeiro, mas confiamos muito no nosso trabalho e na torcida, que sempre nos acompanha — disse o levantador Bruninho, também campeão olímpico na Rio 2016.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...