O italiano Enzo Maresca, técnico do Chelsea, demonstrou total atenção ao adversário da semifinal da Copa do Mundo de Clubes. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (7), véspera do confronto contra o Fluminense, o comandante inglês elogiou o time carioca e destacou a experiência de Renato Gaúcho como um dos principais trunfos do Tricolor.
— O ponto mais forte do Fluminense é o treinador, que tem muita experiência, além de jogadores de qualidade como Arias e Cano. Toda partida nesta competição é difícil, ainda mais agora, na reta final. Não há favoritos neste momento — afirmou Maresca.
Ao ser questionado diretamente sobre Renato Gaúcho, o técnico italiano não poupou elogios ao adversário e revelou ter estudado jogos antigos do Grêmio para entender melhor o estilo do treinador.
— Renato é muito experiente, tem uma trajetória longa no futebol. Assisti mais aos jogos dele no Grêmio, não tanto no Fluminense, já que ele chegou recentemente. Mesmo assim, seu estilo é muito claro. Em fases decisivas como esta, qualquer confronto será complicado — comentou.

Maresca também comentou sobre o perfil dos clubes brasileiros e comparou o Fluminense com outras equipes que enfrentaram o Chelsea em edições recentes do torneio.
— Existem duas características muito claras no futebol brasileiro. A primeira é a qualidade técnica dos jogadores, provavelmente a melhor do mundo. A segunda é a energia que vocês demonstram nesses momentos decisivos.
— O nível do futebol brasileiro é altíssimo. Sempre tive muito respeito. Entre Palmeiras, Flamengo e agora o Fluminense, tenho acompanhado muitos jogos. Inclusive, estudei algumas partidas do Grêmio para compreender melhor o estilo do Renato. Estou aprendendo bastante — completou o treinador, que já havia elogiado Abel Ferreira na fase anterior.
Chelsea e Fluminense se enfrentam nesta terça-feira (8), às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Quem vencer garante vaga na final da Copa do Mundo de Clubes.