quinta-feira, 09 de outubro De 2025

Tensão na McLaren: contato entre Norris e Piastri marca GP de Singapura em meio à celebração do título de construtores

-

A McLaren conquistou neste domingo, em Singapura, seu décimo título de construtores na Fórmula 1. No entanto, a festa pelo feito histórico teve um clima de tensão. O segundo lugar de Lando Norris garantiu o troféu para a equipe inglesa, mas a corrida foi marcada por atritos com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri — que, inclusive, não participou da celebração no pódio.

Logo na terceira curva da prova, um toque entre os dois pilotos gerou o primeiro momento de desconforto. Norris, então quinto colocado, tentou se aproximar de Max Verstappen, mas acabou recuando e encontrando Piastri ao seu lado. O inglês saiu à frente, enquanto o australiano teve a asa dianteira danificada no contato.

Foto: Glenn Dunbar/LAT Images

Com o incidente, Norris subiu para a terceira posição, e Piastri caiu para quarto, com prejuízo aerodinâmico. Ainda no rádio, o australiano demonstrou insatisfação:

Estamos bem com o Lando me empurrando pra fora? O que é isso?

A reclamação seguiu durante a corrida:

Isso não foi nada de espírito de equipe, mas tudo bem.

E, ao ser informado de que não haveria punição para o colega, voltou a protestar:
Desculpa, mas isso não é justo.

O engenheiro de Piastri, Tom Stallard, comunicou que a equipe revisava o lance. Mais tarde, explicou que Norris havia tentado evitar um contato com Verstappen. O australiano rebateu com ironia:

Se pra evitar outro carro ele precisa bater no companheiro, então é um trabalho de m…

Apesar do atrito, Norris manteve a dianteira e passou a pressionar Verstappen pelo segundo lugar. A tensão, porém, persistiu dentro da equipe. Na volta 26, quando questionado se deixaria Piastri parar primeiro nos boxes, o inglês inicialmente concordou, mas logo voltou atrás.

A McLaren chamou Norris na volta seguinte, e ele retornou em terceiro lugar. Já Piastri fez sua parada no giro 28, mas um pit stop demorado — 5,2 segundos — o deixou 5s atrás do companheiro. Em meio à frustração, chegou a dizer no rádio:

Eu nem sei o que fazer agora. Façam o que acharem melhor.

Após a corrida, Piastri retirou o rádio do carro enquanto o CEO Zak Brown o parabenizava, em uma cena que levantou dúvidas sobre sua intenção. Minutos depois, Norris celebrou com a equipe no pódio, mas o australiano se ausentou da cerimônia, aparecendo apenas mais tarde nos boxes.

Nas entrevistas, Piastri preferiu adotar um tom conciliador e destacou o feito coletivo:

É uma grande noite para toda a equipe. Não foi a corrida que eu esperava, mas este título é resultado de muito trabalho. Sinto orgulho de fazer parte disso. Preciso rever o replay antes de tirar conclusões sobre o toque.

Foto: Sam Bloxham/LAT Images

A McLaren, sob a filosofia interna chamada de “regras papaia” — que prega disputas limpas e sem toques entre companheiros —, tem visto esse código ser testado frequentemente. O CEO Zak Brown tentou minimizar o episódio:

Foi uma corrida muito disputada. Quando há vários carros próximos, esse tipo de coisa pode acontecer. Vamos analisar com calma na segunda-feira.

Com os resultados, a McLaren chegou a 650 pontos e consolidou o título de construtores. No campeonato de pilotos, porém, a disputa segue aberta: Piastri lidera, mas sua vantagem sobre Norris caiu de 25 para 22 pontos, restando seis corridas para o fim da temporada.

A Fórmula 1 retorna no dia 19 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, a 19ª etapa do calendário.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...