sexta-feira, 31 de outubro De 2025

Tiago Splitter se torna primeiro brasileiro a comandar equipe da NBA e quer inspirar novos treinadores

-

O ex-jogador Tiago Splitter entrou para a história do basquete ao se tornar o primeiro brasileiro a assumir o comando de uma equipe da NBA, o Portland Trail Blazers, após o afastamento de Chauncey Billups, na semana passada. O técnico pretende usar sua trajetória para incentivar outros compatriotas a seguirem caminhos semelhantes no esporte.

Nesta quarta-feira (29), às 22h (de Brasília), os Blazers enfrentam o Utah Jazz, no Delta Center, em seu quarto jogo sob o comando de Splitter. Até o momento, a equipe soma duas vitórias — contra Golden State Warriors e Los Angeles Lakers — e uma derrota para o Los Angeles Clippers, mostrando um desempenho inicial positivo.

Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Em entrevista ao portal ge, Splitter destacou o significado de sua nova função:

– Com certeza, poder representar o Brasil é um orgulho, tendo passado na Europa, na NBA e tendo sido o primeiro brasileiro campeão da NBA como jogador. Então é um orgulho poder representar o nosso basquete agora como técnico, o que talvez possa ser a inspiração para jovens treinadores e até jogadores – disse Splitter ao ge.

Apesar da curta experiência à frente da equipe, o técnico mantém otimismo quanto ao desempenho dos Blazers na atual temporada da NBA. Splitter evita traçar metas específicas, mas garante que o time competirá em alto nível em todas as partidas.

– Sobre a expectativa do time, acho que ainda é muito cedo para saber. Foram poucos jogos até agora, a gente competiu bem e a única coisa que eu posso prometer é isso, que vamos competir todos os jogos e vamos brigar pelas vitórias. É um grupo interessante, um grupo que tem potencial e espero poder tirar o máximo deles – destacou.

Splitter comentou também sobre a pressão sentida na estreia contra o Golden State Warriors, um dia após o afastamento de Billups, que foi acusado de envolvimento com apostas ilegais.

– Obviamente o primeiro jogo foi um jogo de muita tensão. Eu estava nervoso, o que é normal, mas, no final das contas, o time jogou bem. O pessoal deu sangue na quadra e conseguimos um bom resultado – concluiu.

Tiago Splitter já possui uma carreira consolidada, com passagens vitoriosas pela Europa e pela NBA, incluindo o título da liga americana como jogador. Agora, ele busca consolidar seu nome também como técnico, abrindo caminho para que mais brasileiros tenham oportunidades de liderança em equipes da liga.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...