O Grande Prêmio de São Paulo, realizado no último fim de semana, garantiu fortes emoções na pista — da impressionante recuperação de Max Verstappen, que largou do pit lane e terminou no pódio, às batidas envolvendo Gabriel Bortoleto e à vitória dominante de Lando Norris. Fora dela, porém, grande parte dos torcedores deixou o Autódromo de Interlagos frustrada. Espectadores relatam que setores como o R e o H tiveram a visão da pista significativamente prejudicada devido a novas estruturas instaladas para a edição de 2025.
As queixas se concentram no Setor R, local tradicionalmente valorizado pela vista privilegiada do S do Senna. Foi nessa região que o carro de Bortoleto parou após a forte colisão na sprint de sábado — cena que muitos afirmam não ter conseguido acompanhar por conta do bloqueio visual provocado por uma nova área VIP.
O ge reuniu 13 relatos entre mais de 30 manifestações nas redes sociais, além de ouvir outros torcedores sobre o problema. Além da área VIP, placas de publicidade instaladas pela Prefeitura de São Paulo também teriam atrapalhado a visão. Cerca de 220 espectadores reuniram-se em um grupo de mensagens para buscar orientação jurídica.

Alice Barraqui, torcedora do Rio de Janeiro, foi uma das que se sentiram prejudicadas.
“Praticamente toda a arquibancada não conseguia ver nenhuma ultrapassagem. Só quem estava no canto extremo da esquerda tinha uma visão minimamente adequada, e eram pouquíssimos lugares. Venderam a arquibancada com uma imagem que não condizia com a realidade. Não vi o acidente do Leclerc; só percebi quando ele passou sem uma roda”, relatou.
Outra espectadora, Denise de Faveri, afirmou que a instalação de uma arquibancada removível mais alta e avançada no Setor G reduziu ainda mais o campo de visão no R.
“Perdemos mais da metade da visão da Reta Oposta. Não vi a rodada dos três carros na sprint, nem o acidente da relargada no domingo. Foram três momentos importantes no S do Senna que deveríamos ter visto — e não vimos”, disse.
O carioca Fábio Konrad teve experiência semelhante.
“Desde sexta-feira já dava para perceber que a nova estrutura atrapalhava. Precisávamos chegar cada vez mais cedo para tentar um lugar no canto esquerdo. Mesmo assim, perdemos parte essencial da experiência.”

Um dos organizadores do grupo que busca orientação jurídica, que preferiu não se identificar, reforçou que o prejuízo aos fãs foi significativo.
“O S do Senna é um trecho crítico da pista e o principal atrativo do Setor R. Perder essa visão é extremamente frustrante. Na sprint, três carros rodaram ali antes do acidente do Bortoleto — e ninguém viu.”
As reclamações também atingem o Setor H e o Heineken Village. No H, torcedores apontaram o posicionamento das placas da Prefeitura como obstáculo. No Heineken Village, brinquedos e estruturas temporárias, como uma tirolesa, teriam comprometido o campo de visão.
A advogada Fabiane Silva, que esteve no GP e auxilia o grupo de torcedores, considera que o caso pode configurar violação ao Código de Defesa do Consumidor.
“Há indícios claros de falta de informação adequada. A empresa deve fornecer detalhes essenciais do serviço com transparência. Ao omitir estruturas que prejudicam a visão prometida, há falha na prestação do serviço e possivelmente publicidade enganosa”, avaliou.
Segundo ela, ações individuais são o primeiro passo antes de um eventual encaminhamento ao Ministério Público.
Após o aumento das queixas, o ge constatou que imagens promocionais exibidas no site oficial e na bilheteria digital do evento — que mostravam vistas desobstruídas — foram removidas. A Eventim, responsável pela venda dos ingressos, afirmou em nota:
“A Eventim é contratada pelo promotor do evento. Todas as informações e imagens são fornecidas pelo promotor. Nossa responsabilidade é vender e validar os ingressos.”
A organização do GP de São Paulo também se manifestou, ressaltando que melhorias são feitas anualmente e que nenhum setor garante visão completa da pista.
“Todos os setores têm visão parcial, complementada pelos telões. Em áreas grandes, como A, G e R, a visão varia conforme o local em que o torcedor está sentado. Todos os feedbacks são bem-vindos e seguimos com o propósito de melhorar a cada ano”, informou.
Questionada especificamente sobre o impacto da nova arquibancada do Setor G na visibilidade do Setor H, a organização afirmou que todas as observações do público serão encaminhadas para análise e possíveis ajustes na edição de 2026.












