Mesmo com o momento instável vivido pela Seleção Brasileira — marcada pela pior campanha da história nas Eliminatórias e por uma sequência de mudanças no comando técnico —, o treinador da Inglaterra, Thomas Tuchel, acredita que o Brasil continua entre os grandes favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026.
— Considero o Brasil, a Argentina e a Espanha como os maiores favoritos para a Copa do Mundo. Esse é o meu ponto de vista. Considero nós (Inglaterra) como desafiantes. Precisamos primeiro nos classificarmos para a Copa, e o foco é total em cima disso. Vamos chegar como desafiantes, mas para isso temos que chegar como classificados — comentou o treinador, ao ser questionado pelo ge, após a vitória por 3 a 0 nesta quinta-feira sobre País de Gales.

Tuchel assumiu o comando da seleção inglesa em outubro de 2024, com o desafio de recolocar a equipe no topo do futebol mundial — mesma missão de Carlo Ancelotti à frente do Brasil.
Desde então, o alemão soma seis vitórias em sete jogos, com apenas uma derrota: 3 a 1 para o Senegal, resultado que marcou a primeira derrota da Inglaterra na história para uma seleção africana.
A equipe inglesa volta a campo no dia 14 de outubro, quando enfrenta a Letônia, fora de casa, pelas Eliminatórias Europeias. Líder isolada do Grupo K, com 15 pontos, a Inglaterra ainda não garantiu matematicamente sua vaga no Mundial.
Antes de assumir o comando da seleção inglesa, Tuchel teve uma passagem marcante pelo Paris Saint-Germain, entre 2018 e 2020, período em que conquistou seis títulos e trabalhou diretamente com Neymar.
Durante sua gestão, o técnico precisou lidar com situações turbulentas envolvendo o craque brasileiro — como desentendimentos com Mbappé, festas fora de hora, protestos de torcedores e especulações sobre sua permanência no clube.
Apesar das polêmicas, Tuchel sempre elogiou o talento do atacante, que viveu suas temporadas mais produtivas no PSG em 2017/18 e 2022/23, somando alto número de gols e assistências.
Com histórico recente de bons resultados — vice-campeão da Eurocopa nas edições de 2020 e 2024, semifinalista da Copa de 2018 e eliminado nas quartas de 2022 —, a Inglaterra busca dar um passo além sob o comando de Tuchel.
O técnico reforça que o principal objetivo no momento é garantir a vaga para, então, sonhar com o título mundial.