O Vasco venceu o Botafogo nos pênaltis, nesta quinta-feira (11), no Estádio Nilton Santos, e garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil. Após empate por 1 a 1 no tempo normal — mesmo placar do jogo de ida em São Januário —, o goleiro Léo Jardim brilhou mais uma vez ao defender a primeira cobrança alvinegra, de Alex Telles. A classificação foi confirmada com a batida do estreante Robert Renan.
O clássico começou quente, com o Botafogo tomando a iniciativa nos primeiros minutos. A equipe de Davide Ancelotti pressionou a saída de bola vascaína, mas sofreu um revés logo aos 11, quando Tchê Tchê sentiu a coxa esquerda e deu lugar a Mateus Carvalho. Aos poucos, o Vasco equilibrou a partida e abriu o placar aos 20 minutos: Coutinho cobrou falta com perigo, o goleiro Neto falhou na defesa e Nuno aproveitou o rebote para marcar.

Atrás no placar, o Botafogo aumentou a pressão e chegou ao empate aos 40. Correa invadiu a área e sofreu pênalti de Léo Jardim. Alex Telles bateu com precisão e deixou tudo igual. Empolgado, o time da casa quase virou em duas oportunidades, com cabeçada de Arthur Cabral e chute de Mateo Ponte, ambos para fora.
No segundo tempo, o Botafogo manteve a postura ofensiva e voltou a assustar com Arthur Cabral. O Vasco respondeu com Coutinho, que teve duas boas chances, mas não acertou o alvo. As mudanças promovidas pelos técnicos deixaram o jogo mais aberto, com espaço para contra-ataques dos dois lados. Barboza e Matheus Martins criaram perigo para o Botafogo, enquanto os vascaínos retomaram o controle nos minutos finais, parando em boas defesas de Neto.
A decisão foi para os pênaltis, onde Léo Jardim voltou a ser determinante. O goleiro vascaíno defendeu a primeira cobrança, de Alex Telles, e manteve o impressionante retrospecto em disputas eliminatórias. Desde que chegou ao clube, ele já foi herói em cinco classificações nos pênaltis pela Copa do Brasil — contra Água Santa (2024), Fortaleza (2024), Athletico (2024), Operário (2025) e agora diante do Botafogo.
Com a vaga assegurada, o Vasco soma mais de R$ 24 milhões em premiações na competição e se credencia como um dos fortes candidatos ao título.