Nesta terça-feira, Vasco e Independiente del Valle se enfrentam em São Januário, às 21h30 (horário de Brasília), no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. A partida definirá quem avança para as oitavas de final da competição.
O Vasco terá a difícil tarefa de tentar reverter a vantagem de 4 a 0 construída pelo time equatoriano no duelo de ida, disputado em Quito. A situação ficou ainda mais complicada após a expulsão de Lucas Piton logo no começo da partida no estádio Olímpico Atahualpa. Com um jogador a menos durante praticamente todo o jogo, o time carioca acabou sofrendo a goleada e agora terá que buscar uma vitória expressiva em casa. Piton está suspenso e desfalca a equipe para o confronto decisivo.

O Independiente del Valle chegou aos playoffs após terminar em terceiro no Grupo B da Copa Libertadores, ficando fora da fase seguinte do torneio continental. O time do técnico espanhol Javier Rabanal mantém uma invencibilidade de 11 jogos, com sete vitórias e quatro empates em todas as competições. Para avançar às oitavas da Sul-Americana, o Del Valle pode até perder por até três gols de diferença no Rio de Janeiro.
Já o Vasco só conseguirá a classificação no tempo normal se vencer por cinco gols ou mais. Em caso de triunfo por quatro gols de vantagem, a decisão irá para os pênaltis. O vencedor do confronto enfrentará o Mushuc Runa, também do Equador, na próxima fase.
Onde assistir:
O jogo terá transmissão ao vivo pelo SBT e pelo serviço de streaming Paramount+. O site ge acompanha todos os lances em tempo real.
Escalações e desfalques
Vasco – Técnico: Fernando Diniz
Além da suspensão de Lucas Piton, o Vasco terá outros quatro desfalques por lesão. Coutinho está em tratamento de lesão na panturrilha esquerda, enquanto o atacante GB está fora por um edema na coxa esquerda. Lucas Freitas foi vetado de última hora devido a uma gripe, e Adson segue em recuperação de uma fratura na tíbia, que o deixa fora por tempo indeterminado.
Provável escalação do Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Hugo Moura (ou Luiz Gustavo), Victor Luis; Jair, Tchê Tchê, Nuno Moreira, Rayan; David e Vegetti.
Desfalques: Lucas Piton (suspenso), Coutinho, GB, Lucas Freitas e Adson.
Independiente del Valle – Técnico: Javier Rabanal
No último jogo pelo Campeonato Equatoriano contra o Aucas, o Del Valle poupou alguns titulares importantes, visando a partida decisiva no Rio. Claudio Spinelli, destaque na ida, ficou no banco e não entrou em campo. Patrick Mercado, autor de dois gols na goleada contra o Vasco, começou no banco e entrou só no segundo tempo. O clube não tem jogadores no departamento médico.
Provável escalação do Del Valle:
Guido Villar; Matías Fernández, Mateo Carabajal, Schunke, Gustavo Cortez; Jordy Alcívar, Patrik Mercado, Briones; Darwin Guagua; Ibarra e Claudio Spinelli.
Desfalques: nenhum.
Arbitragem
O árbitro da partida será Andrés Rojas, da Colômbia, auxiliado por Alexander Guzmán e Jhon Gallego. O árbitro de vídeo (VAR) será Heider Castro, também colombiano.