O Vasco acertou um empréstimo de cerca de R$ 80 milhões com a Crefisa, por meio de um financiamento na modalidade DIP, destinada a empresas em recuperação judicial. Os recursos serão usados para despesas correntes do clube, incluindo pagamento de salários, fornecedores estratégicos e obrigações trabalhistas e fiscais.
O clube abriu uma concorrência para escolher a instituição financeira que ofereceria as melhores condições. Embora outras empresas tenham participado do processo, a Crefisa se destacou, de acordo com a direção do Vasco. Para que o empréstimo seja efetivado, a SAF e o clube, que estão em recuperação judicial, aguardam autorização da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao ge, o presidente do Vasco, Pedrinho, detalhou o processo de negociação. Segundo ele, a captação de recursos já estava prevista no planejamento da recuperação judicial, mas foi adiada para buscar a melhor alternativa no mercado:
— Desde o início, no planejamento da recuperação judicial, já estava prevista a necessidade de um empréstimo para ajustar o fluxo de caixa e garantir que o clube pudesse honrar seus compromissos imediatos. Graças aos esforços pautados na responsabilidade financeira, conseguimos adiar essa captação o máximo possível, ganhando tempo para buscar a melhor alternativa no mercado — explicou.
Pedrinho revelou que mais de 60 instituições financeiras foram contatadas, das quais 40 assinaram acordos de confidencialidade. Cinco propostas firmes foram recebidas, e a Crefisa ofereceu as melhores condições. O presidente também destacou a parceria com a empresa para projetos incentivados da associação:
— Além do empréstimo, a empresa também disponibilizou recursos para projetos incentivados da associação, em uma parceria viabilizada pelo excelente relacionamento que mantenho com o Sr. José Lamachia. Seguimos firmes, com responsabilidade e transparência, como sempre nos comprometemos junto à torcida vascaína — afirmou.
O Vasco entra em campo nesta quarta-feira contra o Palmeiras, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será às 19h (de Brasília), no Allianz Parque.