quarta-feira, 04 de junho De 2025

Verstappen admite erro após colisão com Russell no GP da Espanha e critica regulamento da F1

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Apesar de inicialmente evitar comentar sobre o incidente com George Russell no final do GP da Espanha, Max Verstappen usou suas redes sociais para reconhecer a responsabilidade e explicar as emoções que o levaram ao toque. O holandês afirmou que sua irritação foi fruto de uma sequência de frustrações durante a prova e que o movimento “não deveria ter acontecido”.

– Tivemos uma estratégia bem animadora e uma boa corrida em Barcelona até o safety car aparecer. A escolha de pneus (duros) no fim e alguns movimentos após a relargada alimentaram ainda mais minha frustração, levando a um movimento que não foi certo e não deveria ter acontecido. Sempre dou tudo de mim pela equipe e emoções podem ficar à flor da pele às vezes. Ganhamos juntos e também perdemos juntos. Vejo vocês em Montreal – escreveu o holandês.

A corrida do piloto da Red Bull parecia tranquila em terceiro lugar, com ele tentando buscar brechas no domínio das McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris, que adotaram a estratégia de três paradas. No entanto, a situação se complicou após o abandono de Andrea Kimi Antonelli na volta 55.

Foto: Jayce Illman/Getty Images

Com a entrada do safety car, a Red Bull aproveitou para fazer uma quarta troca de pneus, porém só havia disponíveis pneus duros novos — escolha questionada pelo próprio Verstappen. Com isso, ele retornou à pista à frente de Charles Leclerc e George Russell, que usavam pneus macios desgastados.

No reinício da corrida na volta 61 de 66, Leclerc aproveitou um deslize de Verstappen para ultrapassá-lo. Os dois chegaram a se tocar na disputa. Pouco depois, Verstappen tentou evitar que Russell o passasse, cortando por fora da pista. Mesmo orientado por seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, para devolver a posição, o holandês resistiu, desacelerou e acabou colidindo com o piloto da Mercedes, caindo para o quinto lugar.

Como consequência, Verstappen recebeu uma punição de 10 segundos e três pontos na superlicença — ficando a apenas um ponto da suspensão, que pode ocorrer já no GP da Áustria ou na Inglaterra.

O relatório da punição detalha que Verstappen foi instruído a devolver a posição, mas respondeu com uma desaceleração aparentemente para permitir a ultrapassagem de Russell, antes de acelerar repentinamente e causar a colisão. Os comissários julgaram que o toque foi intencional, “indubitavelmente causado pelas ações” do piloto.

Apesar do tom mais calmo na postagem no Instagram, Verstappen não foi tão diplomático nas entrevistas pós-corrida. Questionado pela Sky Sports F1 sobre o incidente, respondeu com certa indiferença:

– Isso importa? Tá, ótimo. Quero dizer, prefiro falar sobre a corrida do que sobre um único momento.

Foto: Sam Bloxham/LAT Images

Mais tarde, ele criticou o regulamento da F1, afirmando que as regras são subjetivas e o prejudicaram no episódio:

– Na reta, eu já estava sendo ultrapassado e também na Curva 1, então eles me disseram para devolver a posição. Mas, sinceramente, acho que o maior problema que temos são apenas os padrões de corrida. O que é permitido e o que não é, não é muito natural, e isso é bem frustrante. Às vezes isso funciona a seu favor, às vezes funciona contra você. Hoje isso atuou contra mim.

Com apenas um ponto conquistado neste GP, Verstappen segue em terceiro no campeonato de pilotos, porém viu sua diferença para Lando Norris (vice-líder) crescer de 22 para 39 pontos. Já George Russell, antes 37 pontos atrás, reduziu a desvantagem para 26.

No Mundial de construtores, a Red Bull caiu do terceiro para o quarto lugar, prejudicada também pelo discreto 13º lugar de Yuki Tsunoda. A McLaren mantém a liderança com 362 pontos, seguida pela Ferrari.

A Fórmula 1 volta às pistas daqui a duas semanas, no dia 15 de junho, para o GP do Canadá, que será a décima etapa do campeonato. Confira o calendário completo.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

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