Verstappen admite que título está perdido e culpa início ruim de temporada: “Perdemos desde a primeira corrida”

-

Apesar da excelente recuperação no GP de São Paulo, onde terminou em terceiro lugar após largar do pit lane, Max Verstappen reconheceu que suas chances de conquistar o pentacampeonato da Fórmula 1 são mínimas. O holandês da RBR viu Lando Norris ter um fim de semana perfeito, vencer tanto a corrida sprint quanto a principal, e abrir vantagem na liderança do campeonato.

Em entrevista coletiva após a prova, Verstappen admitiu que os resultados inconsistentes na primeira metade da temporada foram decisivos para a perda de ritmo na disputa pelo título.

Estamos 49 pontos atrás agora, mas não perdemos o campeonato aqui. Perdemos o título desde a primeira corrida até Zandvoort. Tivemos muitos fins de semana em que simplesmente não fomos rápidos o suficiente, e isso criou uma grande diferença. Depois tivemos bons momentos e recuperamos alguns pontos, mas não foi o bastante. É assim que a temporada se vai — declarou o piloto, atualmente terceiro colocado no Mundial.

Foto: Marcos Ribolli

O tricampeão já havia dado sinais de desânimo no sábado, após ser eliminado ainda no Q1 da classificação em Interlagos. Mesmo assim, a RBR realizou ajustes significativos no carro, o que possibilitou uma forte recuperação na corrida de domingo.

No geral, foi uma corrida super forte. Sair dos boxes e chegar ao pódio, a dez ou onze segundos do líder, é um resultado muito bom pra nós. Definitivamente não esperava isso quando acordei hoje — afirmou Verstappen. — As temperaturas mais frias ajudaram, e isso fez tudo funcionar um pouco melhor.

Com o desempenho no Brasil, Verstappen somou 20 pontos — fruto da quarta colocação na sprint e do pódio na corrida principal. Ainda assim, a diferença para Norris aumentou em 13 pontos, chegando a 49. O britânico da McLaren lidera o campeonato com 390 pontos, seguido por Oscar Piastri (366) e Verstappen (341).

Mesmo longe do título, o holandês vive uma boa fase recente: são sete pódios consecutivos, incluindo três vitórias (Itália, Azerbaijão e Estados Unidos). No entanto, a irregularidade nas primeiras 14 etapas — em que somou apenas cinco pódios — acabou comprometendo suas chances na luta pelo topo.

Restando apenas três etapas para o fim da temporada, a Fórmula 1 segue para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 23 de novembro. Depois, o campeonato passará pelo Catar (30 de novembro) e encerrará o calendário em Abu Dhabi (7 de dezembro).

Questionado se o bom desempenho em Interlagos poderia servir de impulso para as provas finais, Verstappen adotou cautela:

São pistas muito diferentes vindo aí, então é difícil saber. Ainda estamos sofrendo um pouco com os pneus, então vai depender do traçado e das temperaturas. Podemos ter tudo na janela ideal, mas nem sempre é possível. É nisso que precisamos focar nas próximas corridas.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile