quarta-feira, 30 de julho De 2025

Verstappen confirma permanência na RBR para 2026, afirma Helmut Marko

-

Helmut Marko, consultor da RBR, confirmou após o GP da Bélgica, disputado no último domingo (27), que Max Verstappen continuará na equipe para a temporada 2026 da Fórmula 1. Segundo o austríaco, o tricampeão mundial já tomou sua decisão.

— Sim, eu posso confirmar que Max Verstappen vai pilotar pela RBR em 2026 — declarou Marko ao site alemão Sport.de.

Nos últimos meses, Verstappen foi alvo de intensos rumores sobre uma possível transferência para a Mercedes. O chefe da equipe alemã, Toto Wolff, chegou a comentar o assunto, mas sempre reforçou a intenção de apostar na dupla formada por George Russell e o jovem talento Kimi Antonelli. Russell, inclusive, já havia dito que “não iria a lugar algum”.

Foto: Mark Thompson/Getty Images

A vitória de Oscar Piastri no GP da Bélgica teve peso importante na definição do futuro de Verstappen, segundo veículos da imprensa internacional. Isso porque, com os resultados em Spa-Francorchamps, o piloto holandês garantiu a terceira posição no campeonato antes da pausa da temporada — o que anulou uma cláusula contratual que permitiria sua saída da equipe em caso de desempenho abaixo do esperado.

Essa cláusula dava a Verstappen o direito de deixar a RBR caso estivesse fora do top-3 do campeonato antes das férias de meio de ano. Com a vitória na sprint (8 pontos) e o quarto lugar na corrida principal (12 pontos), Verstappen somou 20 pontos e alcançou os 285 no total — 28 a mais que Russell, quarto colocado. Assim, mesmo se Russell vencer o GP da Hungria, última prova antes da pausa, não conseguirá ultrapassá-lo.

O jornal holandês De Telegraaf revelou ainda que Verstappen está satisfeito com a chegada de Laurent Mekies como novo chefe de equipe da RBR, substituindo Christian Horner, demitido no início do mês. Mekies foi promovido da equipe satélite RB e assumiu a missão de reorganizar a escuderia, atualmente apenas na quarta posição no Mundial de Construtores, com 192 pontos — 324 a menos que a líder McLaren.

Apesar da temporada instável e da diferença de 81 pontos para o líder Oscar Piastri, o holandês seguirá na equipe em 2026, ano marcado pela estreia de um novo regulamento técnico e de motores na Fórmula 1. O cenário, portanto, será ideal para uma reavaliação de futuro por parte de Verstappen, que busca retomar a hegemonia após conquistar os títulos mundiais entre 2021 e 2024.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...