A dupla brasileira Vinícius Júnior e Rodrygo pode atuar com menos frequência lado a lado nesta temporada do Real Madrid. A imprensa de Madri destacou a disputa por espaço entre os dois jogadores. O jornal As estampou: “Vinicius-Rodrygo, a luta do ano”, enquanto o Marca publicou: “Vinicius, entre a sombra de Mbappé, o método Xabi Alonso e o desafio de recuperar o sorriso”.
Até agora, nenhum jogo teve os dois brasileiros iniciando juntos. Na estreia da Champions League, na vitória por 2 a 1 sobre o Olympique de Marselha, Rodrygo começou como titular pela ponta esquerda, posição tradicionalmente ocupada por Vinícius Júnior.
O técnico Xabi Alonso comentou sobre a situação e reforçou a importância do elenco como um todo:
— Estamos em um momento muito exigente e precisamos de todos conectados. Vinícius, Mastantuono, Rodrygo… Ninguém precisa se sentir ofendido por ficar no banco. Vini entrou bem, as mudanças estão tendo um impacto muito bom nos jogos — afirmou Alonso em coletiva.

Rodrygo também comentou sobre a disputa por posições e destacou sua versatilidade:
— Eu treino e me dedico todos os dias esperando as oportunidades. Ele (Xabi Alonso) tem mudado bastante; em cada jogo, tem jogado um. Comecei a temporada mais pela esquerda, mas todos sabem que posso atuar também por dentro e pela direita, como sempre fiz.
Na partida contra o Olympique, Rodrygo sofreu o primeiro pênalti convertido por Mbappé, após ser derrubado por Kondogbia. Vinícius, por sua vez, participou do lance que resultou na segunda penalidade, quando a bola bateu na mão do zagueiro Medina.
Com o retorno iminente de Bellingham, que se recuperou mais rápido do que o previsto de uma cirurgia no ombro, a presença simultânea de Vinícius Júnior e Rodrygo como titulares parece cada vez mais improvável.