A NBA informou nesta quinta-feira que Jason Collins, ex-jogador da liga americana de basquete, está passando por tratamento contra um tumor cerebral. O pivô, de 46 anos, ficou marcado na história do esporte ao se tornar, em 2013, o primeiro atleta da NBA a se assumir publicamente homossexual.
Em nota, a liga destacou:
— O embaixador da NBA e veterano de 13 anos, Jason Collins, está atualmente em tratamento para um tumor cerebral. Jason e sua família agradecem pelo apoio e orações e pedem privacidade enquanto dedicam atenção à sua saúde e bem-estar.

Draftado em 2001 pelo Houston Rockets como a 18ª escolha, Collins teve uma carreira que se estendeu até 2014, passando por diversos times da liga. O destaque de sua trajetória foi no Brooklyn Nets, onde atuou por oito temporadas. Além disso, defendeu Atlanta Hawks, Boston Celtics, Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves e Washington Wizards. Em novembro de 2014, o pivô anunciou sua aposentadoria e atualmente atua como embaixador da NBA.
Em 2013, Collins publicou um artigo na Sports Illustrated, no qual comentou sobre sua decisão de se assumir publicamente:
— Gostaria de não ser o garoto levantando a mão e dizendo: ‘Sou diferente’. Se dependesse de mim, outra pessoa já teria feito isso. Ninguém fez, e é por isso que estou levantando a mão.
Mais do que por suas conquistas em quadra, Jason Collins é lembrado pelo impacto social que causou, abrindo caminho para a diversidade e inclusão no esporte profissional americano.