Após uma trajetória marcante, Xabi Alonso deixará o comando do Bayer Leverkusen ao final da temporada 2024/25. A confirmação foi feita pelo clube alemão na manhã desta sexta-feira (9). O treinador espanhol, campeão da Bundesliga em 2023/24, está com acerto encaminhado para assumir o Real Madrid, substituindo Carlo Ancelotti.
O Bayer Leverkusen divulgou em comunicado oficial que o ciclo de Alonso, considerado o mais vitorioso da história do clube, se encerrará nas próximas semanas.
— Após 2 anos e meio inesquecíveis e o período de maior sucesso na história do nosso clube, nosso técnico Xabi Alonso deixará o Bayer 04 Leverkusen no final da temporada — publicou o Bayer Leverkusen.
O técnico também falou sobre a decisão:
— O clube e eu concordamos que esses são meus dois últimos jogos no comando do time. Acreditamos que é hora de sair e que hoje é o momento certo para anunciar isso. Não é hora de falar sobre o futuro, pois queremos nos despedir aqui no domingo — declarou Alonso.
Xabi Alonso ainda comandará o Leverkusen em duas partidas antes da despedida definitiva. O time enfrentará o Borussia Dortmund, neste domingo (12), às 10h30, e depois encara o Mainz, no dia 17 de maio, no mesmo horário. O Bayern de Munique já conquistou o título da Bundesliga, com o Leverkusen garantindo o vice-campeonato.

Aos 43 anos, Alonso construiu uma carreira brilhante dentro e fora de campo. Como jogador, passou por clubes como Real Sociedad, Eibar, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique. Como treinador, assumiu o Bayer Leverkusen em 2022, com contrato até 2026, e conquistou um título histórico da Bundesliga.
Curiosamente, Carlo Ancelotti, que será substituído por Alonso no Real Madrid, foi seu técnico em duas ocasiões: no clube merengue e no Bayern.
A saída de Carlo Ancelotti do Real Madrid deve ser oficializada nos próximos dias, segundo informações divulgadas pelos veículos The Athletic e Marca. O anúncio está previsto para ocorrer até a próxima quarta-feira (15), após o clássico contra o Barcelona, neste domingo (12), pela 35ª rodada de LaLiga. A decisão será tomada independentemente do resultado do jogo.
Enquanto não se define se Xabi Alonso assumirá o comando a tempo da disputa da Copa do Mundo de Clubes — que começa no dia 14 de junho —, o nome de Santiago Solari ganha força nos bastidores para dirigir a equipe durante o torneio internacional.