O ex-volante Xabi Alonso está oficialmente de volta ao Real Madrid, agora como treinador. Na manhã desta segunda-feira, o espanhol de 43 anos foi apresentado no Centro de Treinamento de Valdebebas, assumindo o comando da equipe após uma temporada histórica no Bayer Leverkusen, onde conquistou a Bundesliga 2023/24 de forma inédita e invicta.
— “Sem dúvida, hoje é um dia muito especial para mim, um dia que ficará marcado no meu calendário de vida. Estou muito feliz de estar aqui, sinto que esta é a minha casa. Estive alguns anos fora, mas meu vínculo com o madridismo nunca deixou de existir. Desde que entrei em Valdebebas, há pouco mais de uma hora, esse sentimento reacendeu dentro de mim. Presidente Florentino, muito obrigado pela confiança e por acreditar que sou a pessoa certa para liderar esta nova etapa” — declarou Alonso.
Durante a apresentação, Xabi Alonso fez questão de destacar o respeito e admiração por seu antecessor, Carlo Ancelotti, com quem trabalhou tanto no Real Madrid quanto no Bayern de Munique. No clube espanhol, juntos conquistaram, entre outros títulos, a tão sonhada La Décima, a décima Champions League do Real Madrid, em 2014.
— “Carlo foi meu treinador, uma pessoa extraordinária, e que me marcou profundamente. Sem sua maestria, talvez eu não estivesse aqui hoje. Assumo este legado com muita honra e orgulho. Espero estar à altura das expectativas e levar o clube aos lugares onde acreditamos que podemos chegar. Sinto que o clube e a torcida estão unidos. Temos um grande time, com jogadores fantásticos, um presente brilhante e um futuro promissor”, afirmou.

O novo técnico também reforçou seu compromisso em construir uma equipe que represente a essência do Real Madrid:
— “Isso me dá muitas razões para estar aqui, com energia, entusiasmo e expectativas. Quero extrair o melhor de cada jogador, junto com todo o staff, que é fundamental para mim. Estou absolutamente convencido de que podemos conquistar títulos importantes, dignos da história do Real Madrid. Que a torcida possa se orgulhar deste time, que possamos transmitir emoções, alegrias e fazer com que o madridista diga: ‘Esse é o meu Real Madrid’. Se conseguirmos entender isso, seremos uma força imparável. Tenho convicção e um bom pressentimento de que estamos começando algo muito bonito”, completou.
Xabi Alonso substitui Carlo Ancelotti, que encerra seu ciclo no clube com uma trajetória vitoriosa. Como jogador do Real Madrid, Alonso disputou 236 partidas, marcou cinco gols e conquistou cinco títulos: uma Champions League, uma La Liga, uma Supercopa da Espanha e duas Copas do Rei.