Yago Dora é o primeiro brasileiro a garantir classificação para as oitavas de final da etapa de Gold Coast da World Surf League (WSL). Na noite desta quarta-feira (quinta-feira, na Austrália), o paranaense radicado em Santa Catarina eliminou o compatriota Edgar Groggia em uma bateria marcada por aéreos impressionantes. Com um somatório de 13.67 pontos contra 11.94 de Edgar, Yago avançou para a próxima fase da competição, que está sendo disputada nas ondas de Burleigh Heads.
Além de Yago, Alejo Muniz e Filipe Toledo também se garantiram nas oitavas, enquanto Samuel Pupo foi eliminado por Jake Marshall com um placar apertado: 14,40 a 13,83. Já Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, David Silva, João Chianca e Ian Gouveia aguardam suas próximas baterias, que acontecem na noite desta quinta-feira (horário de Brasília).
Com a pressão de estar na lanterna do ranking e do risco de corte da temporada, Edgar Groggia entrou determinado a mostrar suas habilidades. No segundo drope, ele encaixou uma batida com um aéreo rodando, somando 6.17 pontos. No entanto, ele enfrentou um especialista em aéreos: Yago Dora, que fez um full rotation mais alto e com uma finalização limpa, recebendo 8.00 pontos.

Com 13.67 pontos no total, Yago viu Edgar lutar até o último minuto, buscando uma nota 7.50 para virar a bateria. Na última oportunidade, Edgar tentou um combo de manobras, mas acabou caindo ao tentar finalizar na junção, na parte rasa da bancada. O erro resultou em 5.77 pontos, o que permitiu a Yago avançar.
Com a vitória, Yago Dora subiu para a terceira posição no ranking mundial, ultrapassando Jack Robinson, que foi eliminado precocemente na repescagem. Este já é o melhor início de temporada da carreira de Yago.
Filipe Toledo, por sua vez, derrotou Crosby Colapinto com uma performance impecável, somando 17.87 pontos após uma combinação de notas 9.37 e 8.50. Alejo Muniz também avançou, derrotando Rio Waida por 13.47 a 10.83.
No lado feminino, Luana Silva, única representante do Brasil na categoria, avançou às quartas de final ao eliminar Gabriela Bryan, atual líder do ranking mundial.
Baterias round 2
- Yago Dora (BRA) 13.67 x 11.94 Edgard Groggia (BRA)
- Connor O’Leary (JAP) 11,17 x 13,60 Alan Cleland (MEX)
- Filipe Toledo (BRA) 17,87 x 15, 83 Crosby Colapinto (EUA)
- Jake Marshall (EUA) 14,40 x 13, 83 Samuel Pupo (BRA)
- Ethan Ewing (AUS) 10,10 x 11,47 Morgan Cibilic (AUS)
- Seth Moniz (HAV) 12,50 x 8,26 Jackson Bunch (HAV)
- Barron Mamiya (HAV) 10,77 x 10,66 Callum Robson (AUS)
- Rio Waida (IND)10,83 x 13, 47 Alejo Muniz (BRA)
Baterias não realizadas (previstas para próxima chamada)
- Italo Ferreira (BRA) x Julian Wilson (AUS)
- Marco Mignot (FRA) x George Pittar (AUS)
- Miguel Pupo (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
- Leonardo Fioravanti (ITA) x Deivid Silva (BRA)
- Jordy Smith (AFS) x Imaikalani deVault (HAV)
- Cole Houshmand (EUA) x Joao Chianca (BRA)
- Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS)
- Kanoa Igarashi (JAP) x Ian Gouveia (BRA)