O Barcelona tem um novo dono para a sua camisa mais simbólica. Lamine Yamal foi oficialmente apresentado como o novo camisa 10 do clube nesta quarta-feira, em um evento transmitido ao vivo pelo canal oficial do Barça. A cerimônia também celebrou a assinatura do novo contrato do jovem craque, que agora está vinculado ao clube catalão até junho de 2031.
– É um sonho desde pequeno. Tanto eu como minha família estamos muito felizes. O Barcelona é minha vida, é minha casa, estou aqui desde os 7 anos. Para todos os garotos da base é um sonho chegar à equipe principal, e eu estou cumprindo. Espero ganhar, desfrutar e continuar ganhando porque sou jovem. Tenho muita vontade de jogar novo Camp Nou – afirmou ao canal oficial do Barcelona.
O jovem chegou ao evento acompanhado da avó e outros familiares. A cerimônia chegou a ser adiada justamente para que a avó, que estava no Marrocos, pudesse participar.

O evento foi adiado por causa dela; ela estava no Marrocos e, sem ela, eu não teria conseguido fazer algo tão especial. Tenho que agradecê-la por tudo o que fez por mim, mesmo que eu nunca consiga.
Nova era com a 10 nas costas
Yamal assume o número 10 deixado por Ansu Fati, que não conseguiu se firmar como esperado e foi emprestado ao Monaco nesta janela de transferências. Ídolos como Maradona, Ronaldinho e Messi já vestiram a camisa, mas Yamal não se intimida:
– Messi fez o seu caminho, eu farei o meu. Agora ele (o número) vai passar do Ansu para o Lamine. Vou trabalhar duro, dar o meu melhor e fazer todos os culés (torcedores do Barcelona) felizes, os que vão ao estádio e os que ficam em casa.
Ao ser questionado sobre o legado dos ídolos que usaram a 10, o jovem respondeu:
– Espero que sim. São três lendas do futebol e do clube. Toda criança sonha em ter algo deles. Eu guardaria tudo de Messi, Ronaldinho e Maradona. Tentarei seguir esse legado.
Números e conquistas impressionantes
Mesmo com apenas 18 anos — completados no último domingo — Yamal já disputou 106 partidas pelo Barcelona, marcou 25 gols e deu 28 assistências. No currículo, já soma dois títulos de LaLiga, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Pela seleção espanhola, foi campeão da Eurocopa de 2024, sendo protagonista da conquista.
Sonho da Champions League
– Ganhar o título que falta, a Liga dos Campeões. E continuar crescendo e, acima de tudo, nos divertindo. Quando nos divertimos, todos ficam mais felizes e aproveitamos mais.