O técnico José Roberto Guimarães anunciou, nesta sexta-feira (30), mais três jogadoras que passam a integrar oficialmente a seleção brasileira feminina de vôlei na disputa da Liga das Nações (VNL) de 2025. As atletas Marcelle, Aline Segato e Lanna, que estavam como convidadas nos treinamentos em Saquarema, foram efetivadas na lista principal.
A principal mudança está na posição de líbero. Medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, Nyeme e Natinha optaram por se afastar temporariamente da seleção, abrindo espaço para novos nomes. Já estavam convocadas Laís e Kika, e agora se junta a elas Marcelle, do Fluminense, formando o trio de líberos que segue em preparação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema.
Na posição de central, a seleção recebe o reforço de Lanna, sétima melhor bloqueadora da última edição da Superliga, que faz sua estreia na seleção adulta, ocupando uma vaga que, até 2024, era de estrelas como Thaisa e Carol. A ponteira Aline Segato, do Paulistano-Barueri, retorna após conquistar a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Outro destaque da seleção, a ponteira Gabi, capitã e referência técnica do time, deve se apresentar apenas na terceira semana da competição, durante a etapa na Turquia. Além disso, duas levantadoras seguem treinando em Saquarema, mas ainda não foram oficialmente convocadas: Marina Sioto e Lyara.
Com as novas chamadas, o Brasil soma 18 atletas no grupo de preparação, porém, durante a VNL, apenas 14 jogadoras poderão ser relacionadas por partida.
Estreia do Brasil na Liga das Nações 2025
Data: Quarta-feira, 4 de junho
Horário: 17h30 (horário de Brasília)
Adversário: República Tcheca
Transmissão: Sportv2 e acompanhamento em tempo real pelo ge
Lista das 18 convocadas para a VNL 2025
Levantadoras:
Macris
Roberta
Ponteiras:
Aline Segato
Ana Cristina
Helena
Júlia Bergmann
Opostas:
Jheovana
Kisy
Rosamaria
Tainara
Centrais:
Diana
Júlia Kudiess
Lanna
Lorena
Luzia
Líberos:
Kika
Laís
Marcelle