8 motivos para você não perder a temporada 2025 da F1.
![](https://uniaosportsradio.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Vespa-1-300x169.jpg)
Grandes mudanças no grid e a união dos maiores vencedores da F1 colocam altas expectativas na temporada 2025 da F1.
A temporada de 2024 começou bem fria e com expectativa de mais um ano insuportável com domínio da Red Bull, mas com o passar dos meses tivemos ótimas surpresas como o ressurgimento da McLaren, a consistência da Ferrari e pontuais aparições da Mercedes, além da queda de desempenho da equipe austríaca. E citamos alguns motivos para todos acompanharmos a Formula 1 em 2025:
1-Novo regulamento
Mas espera, o novo regulamento não vem só em 2026? Sim, ele ainda não vale para a temporada de 2025, porém algumas equipes irão focar boa parte da sua verba e tempo no novo regulamento para conseguir sair um pouco à frente dos concorrentes, como é o caso da Sauber(Audi) que desde a temporada de 2024 vem diminuindo suas pesquisas e focando apenas em 2026. Agora como as gigantes do grid vão se posicionar? A Red Bull vem de uma boa queda de desempenho na segunda metade de 2024, enquanto a McLaren vem em uma crescente enorme.
2-Brasil de volta ao grid
Em 2025 teremos novamente um brasileiro regular no grid após 8 da segunda aposentadoria de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi.
Gabriel Bortoleto vem com grande expectativa após os títulos consecutivos da F3 e F2 em 2022 e 2023 respectivamente, um feito que apenas 4 pilotos conseguiram desde que foi mudada a nomenclatura, e são eles Charles Leclerc, George Russell, Oscar Piastri, e claro Gabriel Bortoleto. O brasileiro vem para, junto do alemão Nico Hülkenberg erguer a novata Audi a patamares maiores. O ex-piloto da UNI Virtuosi fez uma temporada extremamente regular em 2024 derrotando o seu companheiro Kush Maini, com 2 vitórias, 8 pódios e sempre brigando por pontos. Mostrou o seu valor após na Feature Race de Monza onde ele largou da última posição e com muita resiliência, além uma pitada de sorte, conseguiu a vitória que o encheu de confiança para retirar uma diferença que chegou a ser de 42 pontos após a Sprint Race da Hungria e se sagrar campeão em cima do francês Isack Hadjar.
3-Recorde de novatos
Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar, Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Jack Doohan e Liam Lawson são todos os pilotos que estrearão como pilotos regulares na temporada de 2025. Liam Lawson e Jack Doohan já correram ao menos uma corrida na F1 (Lawson correu 13). Isso traz uma tranquilidade, certo? Errado. Ao menos não para Doohan, que começará a temporada com a corda no pescoço e com Flavio Briattore já pensando em troca-lo pelo argentino Franco Colapinto na primeira brecha que o neo zelandês der, então é melhor ficar de olho. Agora para Antonelli, Bearman, Bortoleto e Hadjar a temporada começa tranquila.
O italiano é o futuro da Mercedes, conquistando quase tudo nas categorias de base e sendo considerado o substituto ideal para Lewis Hamilton.
Olie por sua vez estreará na, agora consistente Haas, e com muitas chances de num futuro próximo assumir o assento da Ferrari, que o desenvolveu durante toda a base.
O brasileiro entra na fraca Kick Sauber, porém com um contrato plurianual o que da a ele uma tranquilidade de ter uma temporada de estreia tranquila para em 2026 na Audi mostrar que pode fazer algo grande quando tiver bons carros.
Isack entra após a saída de Sérgio Pérez da Red Bull como o primeiro da fila da Red Bull Junior Team. O francês já demonstrou que é muito rápido mas também muito esquentado, assim como seu companheiro Yuki Tsunoda, então terá um ano de muito aprendizado em 2025.