Início Automobilísmo 8 motivos para você não perder a temporada 2025 da F1.

8 motivos para você não perder a temporada 2025 da F1.

8 motivos para você não perder a temporada 2025 da F1.

Grandes mudanças no grid e a união dos maiores vencedores da F1 colocam altas expectativas na temporada 2025 da F1.

A temporada de 2024 começou bem fria e com expectativa de mais um ano insuportável com domínio da Red Bull, mas com o passar dos meses tivemos ótimas surpresas como o ressurgimento da McLaren, a consistência da Ferrari e pontuais aparições da Mercedes, além da queda de desempenho da equipe austríaca. E citamos alguns motivos para todos acompanharmos a Formula 1 em 2025:

1-Novo regulamento

Mas espera, o novo regulamento não vem só em 2026? Sim, ele ainda não vale para a temporada de 2025, porém algumas equipes irão focar boa parte da sua verba e tempo no novo regulamento para conseguir sair um pouco à frente dos concorrentes, como é o caso da Sauber(Audi) que desde a temporada de 2024 vem diminuindo suas pesquisas e focando apenas em 2026. Agora como as gigantes do grid vão se posicionar? A Red Bull vem de uma boa queda de desempenho na segunda metade de 2024, enquanto a McLaren vem em uma crescente enorme.

2-Brasil de volta ao grid

Em 2025 teremos novamente um brasileiro regular no grid após 8 da segunda aposentadoria de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi.
Gabriel Bortoleto vem com grande expectativa após os títulos consecutivos da F3 e F2 em 2022 e 2023 respectivamente, um feito que apenas 4 pilotos conseguiram desde que foi mudada a nomenclatura, e são eles Charles Leclerc, George Russell, Oscar Piastri, e claro Gabriel Bortoleto. O brasileiro vem para, junto do alemão Nico Hülkenberg erguer a novata Audi a patamares maiores. O ex-piloto da UNI Virtuosi fez uma temporada extremamente regular em 2024 derrotando o seu companheiro Kush Maini, com 2 vitórias, 8 pódios e sempre brigando por pontos. Mostrou o seu valor após na Feature Race de Monza onde ele largou da última posição e com muita resiliência, além uma pitada de sorte, conseguiu a vitória que o encheu de confiança para retirar uma diferença que chegou a ser de 42 pontos após a Sprint Race da Hungria e se sagrar campeão em cima do francês Isack Hadjar.

3-Recorde de novatos

Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar, Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Jack Doohan e Liam Lawson são todos os pilotos que estrearão como pilotos regulares na temporada de 2025. Liam Lawson e Jack Doohan já correram ao menos uma corrida na F1 (Lawson correu 13). Isso traz uma tranquilidade, certo? Errado. Ao menos não para Doohan, que começará a temporada com a corda no pescoço e com Flavio Briattore já pensando em troca-lo pelo argentino Franco Colapinto na primeira brecha que o neo zelandês der, então é melhor ficar de olho. Agora para Antonelli, Bearman, Bortoleto e Hadjar a temporada começa tranquila.

O italiano é o futuro da Mercedes, conquistando quase tudo nas categorias de base e sendo considerado o substituto ideal para Lewis Hamilton.

Olie por sua vez estreará na, agora consistente Haas, e com muitas chances de num futuro próximo assumir o assento da Ferrari, que o desenvolveu durante toda a base.

O brasileiro entra na fraca Kick Sauber, porém com um contrato plurianual o que da a ele uma tranquilidade de ter uma temporada de estreia tranquila para em 2026 na Audi mostrar que pode fazer algo grande quando tiver bons carros.

Isack entra após a saída de Sérgio Pérez da Red Bull como o primeiro da fila da Red Bull Junior Team. O francês já demonstrou que é muito rápido mas também muito esquentado, assim como seu companheiro Yuki Tsunoda, então terá um ano de muito aprendizado em 2025.

 

4-Grandes mudanças no grid após um 2024 zerado

O começo da temporada de 2024 teve para alguns um gostinho amargo, pois pela primeira vez na história não tivemos nenhuma mudança no grid o que deixou alguns pilotos como Felipe Drugovich e Théo Pourchaire “a pé” na temporada (o francês até buscou novos ares na Indy) enquanto o brasileiro segue como reserva na Aston Martin. No entanto a temporada de 2025 será completamente inversa, pois teremos simplesmente 10 mudanças no grid e 6 novatos, o que aumentam as expectativas para que tenhamos uma temporada cheia de surpresas, e aumentando de vez a qualidade do grid por completo.
Mudanças:
Lewis Hamilton: Mercedes > Ferrari
Liam Lawson: Racing Bulls > Red Bull
Esteban Ocon: Alpine > Haas
Carlos Sainz Jr: Ferrari > Williams
Nico Hulkenberg: Haas > Kick Sauber
Jack Doohan: Piloto de testes da Alpine > Titular da Alpine
Gabriel Bortoleto: Virtuosi F2 > Kick Sauber
Isack Hadjar: Campos F2 > Racing Bulls
Kimi Antonelli: Prema F2 > Mercedes
Oliver Bearman: Prema F2 > Haas

5-Equilíbrio em todas as partes do grid

O final da temporada de 2024 nos mostrou um incrível equilíbrio em todos os cantos do grid, as 4 vencedoras de prova, McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes muito próximas umas das outras e se revezando como o carro mais rápido. Já no meio do grid vimos a Haas , a Racing Bulls e a Alpine se aproximando cada vez mais da Aston Martin, que por sua vez perdeu muito desempenho na segunda metade da temporada (filme repetido de 2023). Agora a Williams e Sauber são de fato as equipes mais fracas, porém entram em 2025 com duplas muito rápidas e consistentes, a Williams com Carlos Sainz e Alex Albon e a Sauber com Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, as colocando como boas postulantes a beliscar pontos em corridas específicas, tendo a equipe inglesa mais perto das equipes do meio.

6-Piastri precisando provar o seu imenso talento

O talento de Oscar Piastri é inegável e vimos isso em algumas provas como Itália, Azerbaijão e Bélgica, mas é pouco ainda para um piloto que era cravado, por alguns, que seria um futuro campeão mundial. Porém a falta de regularidade e velocidade em classificações colocaram um pouco em cheque o seu talento de campeão mundial. É claro que a pouca experiência afeta nisso, o próprio Norris sofreu no começo contra Carlos Sainz e depois mostrou a sua grande velocidade, porém mental mais fraco, algo que Piastri não tem, e já mostrou a sua frieza durante toda a temporada. 2025 é o ano em que o australiano pode lutar pau a pau contra o seu companheiro e mostrar suas credenciais, ou ser mais uma vez aniquilado e ser taxado como um eterno segundo piloto.
Eu espero que ele faça uma ótima temporada e tenhamos mais um postulante a título pelos próximos anos.

7-Lewis Hamilton x Charles Leclerc

Finalmente teremos novamente um heptacampeão correndo pela Ferrari. A grande expectativa para a temporada é a disputa entre o multicampeão e recordista Lewis Hamilton contra o extremamente veloz e talentoso Charles Leclerc, para quem sabe trazer o primeiro título para a equipe de Maranello, que não vem desde 2008. Com a grande melhora da equipe no fim da temporada a expectativa para que tanto o inglês quanto o monegasco disputem o título de pilotos contra as McLarens de Piastri e Norris e a Red Bull de Max Verstappen. Porém a grande pergunta que fica é:
Como Frederic Vasseur vai lidar com dois pilotos tão talentosos na disputa do título? Já vimos que mesmo com uma dupla menos equivalente (Sainz e Leclerc) a equipe perdeu a mão em algumas vezes, e agora com dois pilotos de primeira prateleira?
Uma coisa é certeza. Será a melhor dupla do grid com folga.

8-Verstappen buscando recorde de Schumacher

Max Verstappen entra no ano de 2025 com um objetivo em mente, ser pentacampeão mundial, mas esse título poderá coloca-lo junto de Michael Schumacher como o piloto que mais venceu campeonatos de forma consecutiva com 5, o alemão conquistou os seus entre 2000-2004.
O holandês já mostrou que tem capacidade de quebrar todos os recordes que lhe forem aparecendo, não atoa seu grande rival, Lewis Hamilton, ao ser questionado sobre Max quebrar os seus recordes disse: “Ele tem uma carreira muito longa pela frente, então com certeza”.
A temporada de 2024 mostrou que, apesar da queda de desempenho da sua RB20 após o GP da China, o piloto da Red Bull se mostrou extremamente veloz e consistente, e que mesmo tendo um carro inferior ao da McLaren a partir do GP da Emilia Romagna, foi o piloto que mais somou pontos com 327 contra 316 do inglês. Após esse desempenho incrível, Max entra em 2025 como o piloto a ser batido, e contará com no mínimo 3 concorrentes diretos. Os fãs da categoria não perdem por esperar essa disputa.

Instagram: @passerigui
Sair da versão mobile