A Cadillac, nova equipe da Fórmula 1 a partir de 2026, ainda não definiu a dupla de pilotos para sua temporada de estreia. No entanto, Mario Andretti, campeão da F1 em 1978 e diretor da escuderia, revelou que um dos nomes considerados é o do mexicano Sergio Pérez, dispensado da Red Bull em 2024.
O dirigente reforçou que a Cadillac busca um piloto dos Estados Unidos e outro com experiência internacional. Em entrevista à “ESPN”, Andretti inicialmente evitou comentar especulações, mas acabou admitindo que Pérez é uma possibilidade:
– O segundo piloto vai ser, definitivamente, um piloto com experiência que possa estar disponível. E nós todos sabemos que a seleção nesse sentido é bem clara. Talvez tenhamos três pilotos para escolher. Três pilotos, de forma realista, para escolher. E eu não vou te falar quais são – disse Andretti, antes de ser questionado sobre Pérez e admitir:
– (Pérez) é uma opção. Pode ser uma opção, é claro. Tudo o que eu posso dizer é que Liam Lawson está fazendo o Checo parecer muito, muito bom. Sabe, o (Yuki) Tsunoda, acho que ele merecia mais a vaga do que o Liam. Mas quem sou eu (para falar)? – concluiu.
Andretti fez referência ao desempenho abaixo do esperado de Liam Lawson em duas corridas com a Red Bull. Enquanto Max Verstappen conquistou 36 pontos e se manteve entre os líderes do campeonato, o neozelandês sequer conseguiu avançar do Q1 nas classificações e terminou sem pontos. A diferença de desempenho fez com que a equipe rapidamente revertesse a situação, enviando Lawson de volta à RB e promovendo o japonês Yuki Tsunoda, que já acumulava quatro temporadas na equipe satélite da Red Bull.

A menção a Pérez ocorre porque, apesar de ter sido dispensado pela Red Bull em 2024 devido aos fracos resultados, o mexicano teve um início de temporada razoável. Nas cinco primeiras corridas do ano passado, subiu ao pódio em quatro ocasiões, ainda que sem vitórias. Entretanto, nas últimas sete provas, somou apenas nove pontos, desempenho que selou sua saída da equipe.
Mesmo confirmando que Pérez é uma opção, Mario Andretti evitou dar mais detalhes sobre a busca por pilotos e preferiu manter a cautela:
– Gostaria de dizer, mas é algo que mantemos em segredo porque não queremos alimentar esperanças em áreas onde isso pode não acontecer. É muito importante mantermos isso entre nós até que uma decisão final seja tomada. Há muitos (pilotos) nos Estados Unidos, mas por causa das licenças e tudo mais, não temos muitas opções – afirmou.
A Cadillac pretende anunciar sua dupla de pilotos até o meio do ano. A entrada da equipe na Fórmula 1 foi confirmada no início deste mês, após um acordo preliminar. No dia 7, a Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializaram a participação dos americanos na categoria a partir de 2026.