Andrea Stella admite que conversas sobre o brasileiro líder da Fórmula 2 “estão acontecendo” e classifica interesse de concorrentes da Fórmula 1 como “natural”
O brasileiro Gabriel Bortoleto, atual líder da Fórmula 2 e membro da academia de pilotos da McLaren, tem chamado atenção de equipes da Fórmula 1 e é postulante a uma vaga na categoria em 2025. Em São Paulo, Andrea Stella, “chefão” da primeira colocada no campeonato de construtores da F1, afirmou que a ida da jovem promessa para uma concorrente não deve ser barrada.
– No que se refere à McLaren, a equipe não vai barrar a possibilidade de que Gabriel pilote na Fórmula 1. As conversas estão acontecendo, e nós vamos ver o cenário à frente – afirmou Stella.

Com duas corridas para o fim da Fórmula 2, Bortoleto tem uma pequena vantagem no duelo com Isack Hadjar pela liderança: o brasileiro soma 169.5 pontos, contra 165 do francês. São duas vitórias para o piloto da academia da McLaren, incluindo um triunfo em Monza após largada na 22ª posição.
Andrea Stella também fez questão de elogiar o jovem brasileiro na coletiva de imprensa e tratou o interesse de outras equipes da Fórmula 1 no piloto como “muito natural”:
– Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para falar, mais uma vez, sobre o bom trabalho dele nas categorias de formação, vencendo a Fórmula 3 e liderando a Fórmula 2 na primeira temporada. E isso leva ao fato de que é muito normal, é muito natural que equipes de Fórmula 1 estejam interessadas em ter Gabriel como piloto – complementou o chefe de equipe da McLaren.

Bortoleto também ganhou o apoio de outro nome importante dentro da Fórmula 1: Max Verstappen. Na quinta-feira, o líder do campeonato de pilotos afirmou em coletiva que, se fosse por ele, o brasileiro já estaria em alguma equipe.
– Assim, eu já o teria contratado. Pensando no futuro, 2026, jovens pilotos, grandes mudanças nas regras. É sempre bom se acostumar com a equipe por um ano, cometer erros aqui e ali, se integrar. Entender o carro. Você se sente muito mais preparado e confortável – avaliou o holandês.