A Suprema Corte de Justiça de Londres definiu, nesta segunda-feira (24), as datas das primeiras audiências do processo movido por Felipe Massa, que busca na Justiça o reconhecimento do título da Fórmula 1 de 2008. As sessões ocorrerão entre os dias 28 e 31 de outubro deste ano. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal “O Globo” e confirmada pelo ge.
Este é o primeiro passo da ação judicial do ex-piloto brasileiro contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, ex-chefe da categoria. Massa entrou com o processo em março de 2024, após meses de negociações e tentativas de resolução fora dos tribunais.
O questionamento do brasileiro se baseia no polêmico episódio conhecido como “Singapuragate”, ocorrido no GP de Singapura de 2008. Na ocasião, Nelsinho Piquet bateu propositalmente para favorecer seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que acabou vencendo a corrida. O escândalo só veio à tona no ano seguinte, após a definição do campeonato no GP do Brasil, quando Massa perdeu o título para Lewis Hamilton na última curva, ao ser ultrapassado por Timo Glock e terminar o campeonato um ponto atrás do britânico.

A polêmica voltou aos holofotes em 2023, quando Bernie Ecclestone revelou que já sabia da armação da Renault ainda em 2008. Segundo ele, a FIA e a F1 optaram por não agir na época para evitar um escândalo que prejudicasse a credibilidade do esporte. Caso a corrida tivesse sido anulada antes do fim da temporada, Massa teria conquistado o título mundial.
Além de pedir a revisão do resultado do campeonato de 2008, o ex-piloto da Ferrari exige que a FIA reconheça que violou seus próprios regulamentos ao não investigar a batida na época. Na corrida de Singapura, Massa liderava até o momento do acidente de Piquet, mas terminou apenas em 13º após um problema com a mangueira de reabastecimento durante um pit stop. Hamilton, por sua vez, foi o terceiro colocado.
Se a prova fosse anulada, Massa terminaria o campeonato com 97 pontos contra 92 de Hamilton. A FIA também poderia optar por atribuir pontuações reduzidas, levando em conta as posições dos pilotos antes da batida na 14ª volta, momento em que Massa era o líder da corrida e Hamilton estava em segundo.
Além do reconhecimento do título, Massa também pede uma indenização milionária, estimada entre 64 e 150 milhões de libras (aproximadamente R$ 400 milhões a R$ 960 milhões). O valor leva em consideração bônus que ele teria recebido como campeão mundial e a diferença salarial que poderia ter negociado ao longo da carreira caso tivesse conquistado o título.
