Italiano de apenas 18 anos estreou em treinos livres da F1 no GP da Itália, nesta sexta-feira, mas participação durou apenas 11 minuto
Do céu ao inferno em 11 minutos. A estreia de Andrea Kimi Antonelli em treinos livres na F1, em meio a rumores sobre sua ida para a Mercedes no lugar de Lewis Hamilton em 2025, começou com uma impressionante demonstração no carro da equipe mas terminou na barreira de pneus da curva Parabolica do Circuito de Monza, palco do GP da Itália, nesta sexta-feira.
Antonelli, de apenas 18 anos, é piloto da Academia da Mercedes desde o kart. O adolescente é a principal aposta do time para a vaga que Hamilton deixará com a ida à Ferrari em 2025; porém, sua contratação ainda não foi confirmada apesar de vagas sugestões do chefe Toto Wolff no assunto.
O italiano participou do primeiro treino livre em Monza com o carro de George Russell. Nos minutos iniciais, colocou pneus macios e anotou a melhor volta da sessão, de 1m23s955. Sua marca só foi superada pouco mais cinco minutos depois por Hamilton, com vantagem de 0s6.
Passados 11 minutos da sessão, porém, Antonelli bateu forte na barreira de pneus da curva Parabolica. O italiano perdeu o controle do carro, rodou e atravessou a brita no trecho; apesar da intensidade do impacto, porém, saiu sozinho do carro.
Pelo rádio da equipe, o engenheiro Marcus Dudley perguntou se Antonelli estava bem; o italiano confirmou que sim e pediu desculpas, mas foi tranquilizado pelo chefe Toto Wolff:
– Kimi, está tudo bem. Está tudo bem, Kimi.
Hamilton, que passou pelo trecho para retornar aos boxes com o acionamento da bandeira vermelha, desacelerou para tentar ver o pupilo da equipe na Parabolica. Pelo rádio, o heptacampeão também perguntou se Antonelli estava bem.
A Mercedes chegou a dar no último ano um contrato mais curto para Hamilton visando a promoção do adolescente italiano. Com a decisão do heptacampeão de ir para a Ferrari, a equipe começou a preparar seu pupilo com uma série de testes com carros antigos da octacampeã de construtores.
O piloto da Prema na F2 guiou em abril desde ano no Autódromo de Imola o W12, carro de 2021 da Mercedes, em testes. Ele já havia pilotado o mesmo modelo no Circuito de Spielberg, na Áustria.
Antonelli faz parte da Academia de Pilotos da Mercedes desde 2019. O jovem da Bolonha nasceu em 2006. Ele foi campeão da Fórmula 4 italiana e alemã, além da Fórmula Regional Europeia (FRECA) e a Fórmula Regional do Oriente Médio; hoje, é titular da Prema na Fórmula 2, ocupando o sétimo lugar com duas vitórias.