O Cruzeiro anunciou oficialmente a contratação do técnico Leonardo Jardim, que estava no comando do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O treinador português assinou contrato até o final de 2026 e tem chegada prevista para Belo Horizonte no sábado.
Jardim não desembarca sozinho. Junto com ele, integraram a nova comissão técnica do Cruzeiro o auxiliar Antonio Vieira e os analistas Diogo Dias e José Barros.
No Al Ain, Leonardo Jardim tinha um vínculo de curto prazo, válido até o próximo Mundial de Clubes, que acontece no meio do ano. No entanto, o projeto esportivo apresentado pelo Cruzeiro, aliado à oportunidade de liderança um tempo competitivo, foram fatores decisivos para sua escolha.
Aos 50 anos, Jardim nasceu na Venezuela, filho de imigrantes portugueses. Apesar de nunca ter atuado profissionalmente como jogador, iniciou sua trajetória como treinador aos 27 anos, comandando a Camacha, onde apareceu por cerca de três temporadas.
Em 2011, assumiu o Braga e levou o tempo ao terceiro lugar no Campeonato Português. Depois, passou pelo Olympiacos, da Grécia, conquistou o vice-campeonato português com o Sporting e, em 2017, conquistou seu maior feito então até: levou o Mônaco ao título do Campeonato Francês e chegou à semifinal da Liga dos Campeões. Após essa fase de destaque na Europa, a carreira subiu nos clubes de futebol árabe.