sábado, 19 de julho De 2025

Ferrari supera classificação ruim, mas Leclerc vive corrida difícil e cheia de polêmicas em Ímola

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A Ferrari conseguiu transformar uma classificação para esquecer no sábado em um resultado razoável no GP da Emilia-Romagna, com Lewis Hamilton terminando em quarto e Charles Leclerc em sexto neste domingo. Porém, o dia não foi nada tranquilo para o piloto monegasco, que enfrentou uma corrida cheia de reclamações e episódios controversos pelo rádio.

Leclerc chegou a Ímola determinado a recuperar posições após largar em 11º. Logo na largada, subiu para décimo lugar e, na quarta volta, protagonizou um forte choque com Pierre Gasly. O francês da Alpine acabou na brita após uma disputa intensa pela nona colocação, caindo no ranking da corrida.

Foto: Jayce Illman/Getty Images

Outra disputa acirrada aconteceu nas voltas finais, quando Leclerc brigou pelo quinto lugar com Alexander Albon, da Williams. Em uma disputa muito apertada, os dois ficaram lado a lado, e Albon acabou indo para a brita após uma dividida. O monegasco, por sua vez, foi instruído pela equipe a devolver a posição e ainda foi investigado pela direção de prova pelo incidente.

— “Corrida é assim agora? O que eu fiz de errado? Isso é uma piada do c…” — desabafou Leclerc pelo rádio.

A tensão no rádio não se limitou a esse momento. Na 29ª volta, um safety car virtual acionado pela quebra do carro de Esteban Ocon prejudicou o piloto da Ferrari. Leclerc havia feito o primeiro pit stop na volta 14, com pneus médios, enquanto Hamilton, que largou com compostos duros, aproveitou o safety car para fazer uma troca estratégica.

— “Inacreditável, inacreditável. Toda vez esse safety car virtual me f…” — reclamou Leclerc.

A estratégia beneficiou Hamilton, que largou em 12º e rapidamente ganhou posições, chegando ao quinto lugar já na volta 35. Leclerc conseguiu se aproximar do companheiro na volta 41, mas logo após o abandono de Kimi Antonelli na volta 46, Hamilton conseguiu fazer um segundo pit stop com pneus duros novos, enquanto Leclerc ficou sem boas opções.

A alta degradação dos pneus mais macios, usados na prova, limitou muito o desempenho e a duração dos stints. Leclerc discutiu longamente com seu engenheiro Bryan Bozzi sobre a possibilidade ou não de um segundo pit stop.

Bozzi alertou:

— “Não podemos parar, não temos pneus para ir até o fim.”

Leclerc sugeriu:

— “Os macios seriam melhores, então.”

Bozzi respondeu:

— “17 voltas, Charles. Faltam 17 voltas para o fim.”

A conversa continuou com Leclerc questionando a durabilidade dos pneus e demonstrando preocupação com a relargada:

— “Esses pneus não vão aguentar a relargada.”

Quando Hamilton fez seu segundo pit stop, Leclerc confirmou que não poderia parar e precisaria seguir na pista para tentar competir com o companheiro.

— “Estou vendo se vai dar para terminar na zona de pontuação ou não. Não estou sendo pessimista, mas vai ser difícil relargar com esses pneus” — afirmou o piloto.

Na relargada, na volta 54 de 63, Leclerc estava à frente de Hamilton, mas seus pneus duros tinham 24 voltas de uso, enquanto Hamilton usava pneus novos com apenas oito voltas. Isso tornou o monegasco um alvo fácil para Albon, que também tinha pneus frescos.

Albon tentou ultrapassar Leclerc, mas foi fechado em uma manobra considerada agressiva pelo piloto da Ferrari, que quase causou um toque. A direção de prova analisou o lance, mas decidiu não aplicar punição, o que gerou nova reclamação de Leclerc pelo rádio.

— “Agora você pode me explicar sobre a punição ou não?”

Bozzi respondeu:

— “Seremos investigados depois da corrida.”

Leclerc rebateu:

— “Como assim? Você quem me disse para deixar ele (Albon) passar…”

Ao final da corrida, o piloto avaliou a situação:

— “Fiquei muito frustrado por causa do safety car, especialmente porque o primeiro veio em um momento inoportuno para a minha estratégia, e o segundo foi horrível, porque não pude entrar nos boxes por não ter mais pneus. Sempre é frustrante quando você está lutando pelo quarto, quinto ou sexto lugar. Sinto que já estou me frustrando ao pilotar, então sim, é irritante. Mas começando na 11ª posição, eu sabia que teria que correr riscos com esse tipo de pneu. Vou analisar a situação e ver como foi de um ponto de vista externo, mas dei tudo de mim até o fim e não me arrependo.”

Leclerc ocupa atualmente a quarta posição no campeonato de pilotos, com 114 pontos, seguido de perto por Hamilton, em quinto, com 53 pontos. No Mundial de Construtores, a Ferrari está em quarto lugar, 165 pontos atrás da líder McLaren.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

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