Grande Prêmio caótico em Interlagos teve ultrapassagens, festa e homenagens, mas também foi marcado por desorganização, filas e críticas ao asfalto
O Grande Prêmio de São Paulo pode ter sido tudo, menos normal. Do primeiro dia de atividade dos pilotos na quinta-feira à corrida vencida por Max Verstappen de forma brilhante no domingo, passando ainda pelo adiamento da classificação no sábado, a festa e o caos andaram lado a lado.
Alguns pontos encheram os olhos dos pilotos e do público, mas outros deixaram a desejar. O ge lista o que deu certo e o que deu errado durante os dias da Fórmula 1 em solo brasileiro.
DEU CERTO
O show de Verstappen
A sequência do holandês era ruim: dez corridas sem ganhar e a ameaça de Norris na briga pelo título. A classificação foi ainda pior: punido com a perda de cinco posições após troca no motor, Max caiu no Q2 e teria que largar em 17º na corrida. Mas depois do domingo, isso tudo pareceu só pano de fundo para o espetáculo do tricampeão em Interlagos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/l/5/UHaAA8Tz6VSOxrS5QGLQ/2024-11-03t180452z-524881737-up1ekb31e82la-rtrmadp-3-motor-f1-brazil.jpg)
Verstappen pulou para 11º já na primeira volta e ultrapassou Lewis Hamilton no giro seguinte para entrar na zona de pontuação. Deixou mais alguns adversários para trás e se estabeleceu em sexto. Max ficou na pista durante safety car virtual enquanto vários outros pilotos pararam nos boxes. Essa escolha fez com que o piloto da RBR subisse para a segunda posição.
Nesta hora, o competente holandês contou com a sorte: a bandeira vermelha após batida de Colapinto o manteve definitivamente na vice-liderança – e outro safety car deu a oportunidade de se aproximar do líder Esteban Ocon. Na volta 43, o tricampeão foi para cima, tomou a ponta e abriu longa distância para encantar a torcida, vencer e se aproximar muito do tetracampeonato mundial.
Homenagem a Ayrton Senna
Debaixo de chuva, Lewis Hamilton entrou na icônica McLaren MP4/5B e homenageou o ídolo Ayrton Senna em Interlagos. Foram só algumas voltas do piloto britânico, fã declarado do brasileiro. Mas foi mais do que o suficiente para levar o sentimento de nostalgia ao público presente: a torcida gritava o nome de Senna e carregava faixas e balões com as cores da bandeira nacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/Q/E/Ir7zuATQOL8dyJwwZQrQ/2024-11-03t133821z-81236211-up1ekb311vw0r-rtrmadp-3-motor-f1-brazil.jpg)
Depois de fazer os espectadores voltarem no tempo ao verem o capacete com as cores brasileiras, o carro vermelho e branco da McLaren e também ouvirem o famoso ronco do motor V10, Hamilton pegou uma bandeira do Brasil e deu mais uma volta por todo o autódromo com ela na mão. Alguns dos fãs chegaram a chorar com o emocionante tributo, e o piloto da Mercedes também se mostrou bastante feliz.
Hamilton na fanzone
Além da homenagem a Senna, Hamilton teve outro momento que marcará quem presenciou: a visita à fanzone de Interlagos – novidade da temporada na etapa de São Paulo. O britânico arrastou a multidão para a área no Kartódromo Ayrton Senna e quebrou o protocolo ao descer do palco após talk show e ser literalmente abraçado pelos brasileiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/N/W/sfKBOLRAAbbrrF5KxUGA/whatsapp-image-2024-11-02-at-12.19.05.jpeg)
Diante do público, Lewis revelou até que passou a ouvir músicas do Brasil em seu celular e falou sobre a alegria em rever os “compatriotas”. Por fim, arriscou um português: “Eu te amo, galera!”.
Invasão argentina em São Paulo
A torcida argentina invadiu as arquibancadas em São Paulo, mas não era dia de jogo de futebol do Boca Juniors ou River Plate. O alvoroço era para Franco Colapinto, queridinho da torcida e primeiro piloto do país a entrar na Fórmula 1 desde 2001. O jovem não teve um bom fim de semana e causou duas bandeiras vermelhas: uma na classificação e outra na corrida, mas apoio não faltou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/0/t/HBJQaKQiGAqztM5O9vAQ/img-3233.jpg)
A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) reportou aumento de 25% no número de voos da Argentina para o Brasil na semana do GP em Interlagos. Guillermo Guille, um dos torcedores argentinos presentes no autódromo, resumiu bem como se dá a idolatria ao piloto da Williams.
– O argentino é apaixonado por todos os esportes. Onde tiver um argentino no esporte, vamos segui-lo. Somos assim – afirmou.
DEU ERRADO
As longas filas e a organização
Os fãs de automobilismo sofreram para entrar em Interlagos no dia da corrida. A classificação foi adiada das 15h do sábado para 7h30 da manhã de domingo por causa da forte chuva, e muitas pessoas tiveram que lidar com atrasos e tumulto logo cedo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/U/W/J6AG6YSoG1CuQ6NMikTw/img-3408.jpg)
Torcedores relataram confusão nas filas presenciais, furtos, falta de policiamento e espera gigantesca. A fila para o Setor G, um dos mais populares, chegava até a estação Autódromo do trem, a cerca de 750 metros de distância. Muitos fãs tiveram que acordar antes das 3h da manhã e, com a indefinição, partiu do próprio público a ideia de tentar organizar a espera, por conta própria.
Asfalto
A pista de Interlagos foi recapeada pela primeira vez em dez anos para o GP de São Paulo de domingo, mas as mudanças, aliadas à forte chuva, causaram muita reclamação dos pilotos. Até Verstappen fez comentários nada elogiosos após vencer, afirmando que em “alguns lugares não dava nem para andar, porque o carro quicava muito”. Fernando Alonso, da Aston Martin, relatou dores nas costas e disse que só não desistiu em respeito ao trabalho dos mecânicos da equipe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/W/d/FmG4v5T0GQTKWhX2hJPQ/2024-11-03t104452z-2003490133-up1ekb30tuqsy-rtrmadp-3-motor-f1-brazil.jpg)
As reclamações dos pilotos não se resumiram aos dias de chuva. Hamilton já havia se queixado dos “quiques” do carro na sexta-feira, em sessão de treino livre ensolarada – o britânico também relatou as dores no corpo. Depois da classificação para a corrida sprint, também na sexta, Verstappen ressaltou a irregularidade da pista e afirmou que estava “mais difícil para dirigir”.
Condições climáticas
Não é novidade o fato de que a região onde está o circuito de Interlagos possui muitas variações no clima: um dia de sol pode facilmente se transformar em chuva intensa em pouco tempo. Foi o que ocorreu no sábado. Na corrida sprint, realizada pela manhã, zero chuva. Já às 15h, horário previsto para início da classificação, um temporal desabou e impediu a definição do grid de largada naquele momento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/J/x/jplTJURje5VKUVOzVXlw/gettyimages-2182518980.jpg)
A chuva prosseguiu, e a classificação foi realizada às 7h30 do domingo com pista molhada. Os carros lutavam para ficar no traçado, e o resultado foi caótico: cinco bandeiras vermelhas após colisões. O volume de água até diminuiu no início da corrida, às 12h30, mas o aguaceiro apertou na metade do percurso e exigiu muito dos estrategistas e dos pilotos.
Batidas e confusões
Com tanta chuva, o resultado não poderia ser outro: muit
as trocas de posição e bandeiras vermelhas. Só a classificação foi interrompida cinco vezes por causa de acidentes: Franco Colapinto, Carlos Sainz, Lance Stroll, Fernando Alonso e Alexander Albon bateram. Isso sem falar nas várias escapadas que geraram bandeiras amarelas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/o/E/J7BQPRTTa9fgcsAPTiDw/gettyimages-2182679374.jpg)
Na corrida, mais confusão: Franco Colapinto colidiu mesmo em baixa velocidade devido a um safety car e gerou bandeira vermelha. Mais tarde, Carlos Sainz também abandonou a prova ao bater e fez o carro de segurança entrar mais uma vez. Por fim, o GP de São Paulo ainda teve um incidente bastante raro: Nico Hulkenberg recebeu a bandeira preta e foi desclassificado da prova após rodar e voltar ao traçado com ajuda externa, o que não é permitido por regulamento.