Piloto da McLaren conquistou vitória segura na corrida deste domingo, no Circuito de Marina Bay. Piastri completou pódio após desbancar as duas Mercedes
Lando Norris conduziu com tranquilidade rumo à terceira vitória na temporada, liderando de ponta a ponta o GP de Singapura deste domingo. Largando da pole position, o piloto da McLaren sequer notou Max Verstappen atrás dele, estendendo o jejum de triunfos do tricampeão em 2024 para oito GPs. Completando o pódio, Oscar Piastri chegou em terceiro lugar ao superar as duas Mercedes no fim.,
Lando jogou contra a própria sina e de não converter poles em vitórias e manteve a liderança desde a primeira volta. Sem chance de uma aproximação, restou a Verstappen defender a vice-liderança, o que fez sem grandes problemas. Ele ainda contou com Daniel Ricciardo tirando, no fim, a volta mais rápida de Norris; como o australiano ficou fora do top 10, ninguém levou o ponto extra.
A vitória ajudou Norris a descontar sete pontos de Verstappen no campeonato de pilotos, mas o tricampeão ainda lidera com 52 de vantagem, diferença que o britânico tem seis etapas para descontar. No Mundial de construtores, a McLaren foi beneficiada com o pódio duplo e segue líder, com 516 pontos contra 475 da RBR, diferença de 41 pontos.
Albon abandonou a corrida na 17ª volta com suspeita de problemas de resfriamento do motor. Representada apenas pelo calouro argentino Franco Colapinto, a Williams não conseguiu pontuar; mesmo fazendo um início sólido de prova e até pressionar Leclerc, ele não conseguiu tirar proveito de uma estratégia que o mantivesse no top 10 após os pit stops dos rivais e ele foi apenas 11º.
Resultado
- Lando Norris (McLaren)
- Max Verstappen (RBR) +20s945
- Oscar Piastri (McLaren) +41s823
- George Russell (Mercedes) +1m01s040
- Charles Leclerc (Ferrari) +1m02s430
- Lewis Hamilton (Mercedes) +1m25s248
- Carlos Sainz (Ferrari) +1m36s039
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
- Nico Hulkenberg (Haas) – 1 volta
- Sergio Pérez (RBR) – 1 volta
- Franco Colapinto (Williams) – 1 volta
- Yuki Tsunoda (RB) – 1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) – 1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) – 1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) – 1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
- Daniel Ricciardo (RB) – 1 volta
Kevin Magnussen (Haas) – ABANDONOU
Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU.
A largada
Norris conseguiu manter a dianteira enquanto Verstappen precisou se esforçar para defender o segundo lugar de Hamilton, que chegou a ter um leve contato com o piloto da RBR. Logo atrás, Russell teve seu quarto lugar ameaçado pela aproximação de Piastri mas também manteve a posição original. O top 7 permaneceu inalterado.
No fundo do grid, porém, Franco Colapinto e Sergio Pérez fizeram bons avanços, ganhando ambos três posições para entrar na zona de pontuação em 9º e décimo, vindo de 12º e 13º originalmente. Quem largou mal foi Yuki Tsunoda, perdendo três postos e indo de oitavo a 11º, e Carlos Sainz, que era décimo e caiu para 12º.
Larga vantagem do início ao fim
Norris precisou de 16 voltas para abrir mais de 10s sobre Verstappen; na metade da corrida, a diferença para o tricampeão mais que dobrou, já na casa dos 22s. Queixando-se de degradação em seus pneus traseiros, o piloto da RBR fez seu pit stop no 30º giro, um antes do líder da prova, que pôde parar com tranquilidade e ainda voltar com folga na ponta em relação ao holandês.
Norris não teve dificuldade para manter seu ritmo mesmo com danos na asa dianteira após um toque no muro, e estando à frente de um carro igual ao seu no período em que Piastri seguia na vice-liderança de forma provisória – a partir da volta 30 até a 39ª: três voltas depois do pit stop, por exemplo, ele já tinha 4s sobre o colega.
Apesar de perder momentaneamente a vice-liderança para Piastri e ainda ser ultrapassado na pista por Leclerc, Verstappen conseguiu recuperar sua posição original com o pit stop do australiano. A partir daí, o cenário seguiu inalterado – mesmo com um toque de Norris no muro da curva 10.
Mercedes perde última vaga no pódio
Único piloto a largar de macios no top 10, Hamilton, consequentemente, foi o primeiro do pelotão da frente a fazer seu pit stop na volta 18: de terceiro, ele caiu para 13º, mas conseguiu retornar à zona de pontuação alguns giros depois aproveitando ainda a parada do rival Fernando Alonso. Como começou a corrida de médios e permaneceu mais tempo na pista, Russell só precisou parar na volta 28.
Na metade da corrida, a dupla da Mercedes estava junta novamente, mas com Russell à frente em sétimo lugar. À medida em que os pilotos da frente iam parando, os dois conseguiram subir na classificação da prova mas a distância entre eles permaneceu.
Eles foram “separados” por Piastri, que ultrapassou Hamilton logo depois de seu pit stop realizado na volta 39; no 45º giro, o piloto da McLaren também passou Russell para ocupar a última vaga do pódio. Hamilton, por fim, não conseguiu evitar a manobra de Leclerc no 51º giro, já que o monegasco ainda tinha pneus com metade da vida útil dos dele.