Em um jogo emocionante na Arena Castelão, o Santos venceu o Fortaleza por 3 a 2, nesta quinta-feira (12), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, sofreu o empate com dois pênaltis convertidos por Yago Pikachu na segunda etapa, mas garantiu o triunfo nos acréscimos com um gol salvador de Rollheiser. O resultado tira o time paulista da zona de rebaixamento, enquanto o Fortaleza afunda ainda mais na crise, caindo para a 18ª colocação.
Apesar de ter mais posse de bola e controlar o ritmo da partida, o Fortaleza pecou na finalização e viu o Santos ser mais eficiente nas chegadas ao ataque. O primeiro gol santista saiu logo na primeira investida: Barreal recebeu assistência de Rollheiser e finalizou com precisão. Já nos minutos finais da etapa inicial, Guilherme, ex-Fortaleza, ampliou após passe de Tiquinho Soares — e, em respeito ao antigo clube, não comemorou.

Na volta do intervalo, o Leão do Pici voltou pressionando e conseguiu reagir com rapidez. Em dois lances consecutivos, o árbitro assinalou pênaltis para os donos da casa. No primeiro, após revisão do VAR, foi identificado toque de mão de Zé Ivaldo. No segundo, Escobar derrubou Yago Pikachu dentro da área. Nas duas cobranças, Pikachu bateu com categoria e empatou a partida.
Quando o empate parecia consolidado, o Santos encontrou forças para buscar a vitória. Já nos acréscimos, Rollheiser acertou um belo chute no canto esquerdo de João Ricardo e garantiu os três pontos para o Peixe.
Com o resultado, o Santos chega a 11 pontos e sobe momentaneamente na tabela. O Fortaleza, por sua vez, permanece com 10 pontos e entra na zona de rebaixamento.
Agora, o Campeonato Brasileiro será interrompido para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Os dois times voltam a campo apenas no segundo fim de semana de julho. O Fortaleza enfrentará o Ceará no Clássico-Rei, enquanto o Santos terá o Palmeiras como adversário na Vila Belmiro.